Motivação e disciplina: diferenças e considerações
Entender a diferença entre motivação e disciplina pode lhe ajudar a mudar a sua forma de organizar a sua rotina, sabia disso? Pois é!
Muitas vezes vemos tantas pessoas falando sobre motivação que entendemos, em algumas circunstâncias, que a ausência dela é motivo para “parar todas as coisas”, só que a vida não funciona dessa forma.
Os sentimentos e emoções ruins, às vezes, vão aparecer, apagando um pouco a nossa motivação. Nessas situações, o que nos moverá, rumo aos nossos sonhos, é a nossa disciplina.
Por isso, discutir esse assunto e compreender esses conceitos é fundamental para ter mais qualidade de vida e foco. Vamos juntos nessa reflexão? 🙂
Entendendo a motivação
A motivação pode ser vista, até certo ponto, como uma “faísca”, uma “pequena dose” de sensações boas. Essa dose dura alguns instantes – que podem ser minutos, horas, dias ou semanas, dependendo do caso. Porém, ela pode vir a ser passageira.
Normalmente, pode estar associada à ânsia de fazer algo novo. Por exemplo, começar em um novo emprego pode ser motivador, bem como iniciar um novo curso.
Porém, à medida que o tempo passa, as coisas começam a se tornar rotina. E essa rotina se transforma em uma “mesmice”. Consequentemente, a motivação pode ser apagada. Se não há nada instigante e novo, podemos cair na desmotivação.
Ao mesmo tempo, temos as nossas emoções “trabalhando” dentro de nós, todos os dias. Às vezes acordamos felizes, empolgados. Às vezes acordamos tristes e até mesmo irritados.
Essas emoções podem provocar determinados comportamentos, como procrastinação, autossabotagem, assim por diante. Tudo isso porque quando as emoções negativas falam mais alto, a nossa motivação pode despencar.
O que é feito nessa situações, já que é impossível manter a motivação todos os dias, o tempo todo? Aqui entra o conceito importantíssimo de disciplina!
Entendendo a disciplina
Se a motivação pode ser entendida como uma faísca, ou um fogo inicial, a disciplina pode ser entendida como uma chama que se mantém acesa enquanto a alimentamos.
Como nem sempre estaremos felizes e empolgados para as nossas atividades, obviamente teremos que lidar com atividades que não estamos com vontade de fazer. A desmotivação pode aparecer, e por uma série de motivos.
Porém, o que irá fazer com que mantemos o nosso foco no nosso propósito é a disciplina. Nós simplesmente sabemos e temos a consciência de que temos que fazer.
Nem sempre estaremos felizes fazendo algumas atividades que antes eram motivadoras. Porém, o ato de fazê-las pode promover sensações de dever cumprido no final.
Por isso, mesmo quando a desmotivação aparecer, pense que ela vai e vem, assim como a motivação. O que importa, portanto, é a sua forma de ser disciplinado, sempre seguindo o seu plano inicial.
A motivação é a faísca para começar. E a disciplina a chama que mantém os sonhos acesos.
Por que é importante entender a diferença entre motivação e disciplina?
Simplesmente para não cair no erro de querer ver motivação e disciplina em um mesmo pacote. Afinal, há quem desista de tudo quando está desmotivado, sem se dar conta que a desmotivação aparece até naquelas atividades que, antes, eram consideradas incríveis. Faz parte da vida!
Ter essa consciência poderá lhe ajudar a ser mais disciplinado e focado naquilo que realmente deseja.
Intercale motivação e disciplina, sempre seguindo os seus planos. Esse poderá ser um caminho bem interessante.
Esperamos que este conteúdo possa ter sido inspirador para você!