Falta pouco para a retomada dos pagamentos do Bolsa Família. De acordo com informações do governo federal, o maior programa de transferência de renda do país deverá ser retomado a partir do próximo dia 10 de dezembro.
A projeção do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e combate à Fome é de que algo em torno de 20 milhões de brasileiros de todas as regiões possam receber o benefício em suas contas.
Parte desses cidadãos moram sozinhos. Estamos falando das chamadas famílias unipessoais. Nos últimos meses, essas pessoas entraram em uma certa polêmica envolvendo o governo federal. Por isso, existem muitas dúvidas em relação aos pagamentos para esse grupo específico.
Quem mora sozinho pode receber o Bolsa Família?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, não há nenhum impedimento para que um cidadão receba o Bolsa Família e resida sozinho, desde que ele cumpra as principais regras de entrada do benefício social.
Atualmente, para ter direito ao Bolsa Família é preciso:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- Ter uma renda per capita de até R$ 218.
Se você mora sozinho, e segue as duas regras acima, está apto ao recebimento do Bolsa Família. O governo federal analisa muito menos a quantidade de pessoas que residem na mesma casa, e muito mais a composição das regras reais.
Essas regras devem mudar para dezembro?
Nos últimos dias, membros do governo federal começaram a afirmar em entrevistas que devem fechar o cerco contra as famílias unipessoais. Por isso, muito dos cidadãos que moram sozinhos ficaram preocupados com a situação.
Mas calma. A ideia do governo federal é apenas investigar pessoas que estariam tentando fraudar o benefício. Estamos falando de pessoas que não moram sozinhas, mas que afirmam no Cadúnico que são famílias unipessoais.
Essa é uma prática considerada fraudulenta. Se você reside com mais de uma pessoa, e informa no Cadúnico que mora sozinho, poderá perder não só o Bolsa Família como qualquer outro benefício social por inconsistência nos dados.
Vale lembrar que o governo federal possui meios de descobrir se você realmente mora sozinho ou não. Para tanto, basta cruzar as informações do Cadúnico com as de outras pastas como do Ministério do trabalho, por exemplo.
Morando sozinho ou não, a principal dica para quem deseja receber o Bolsa Família é não mentir ou omitir dados no Cadúnico.
O Bolsa Família de dezembro
Como dito, os pagamentos de dezembro do Bolsa Família serão oficialmente retomados no próximo dia 10. Cada usuário precisará se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta exatamente.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo do pagamentos do Bolsa Família para esse mês de dezembro, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social:
- Usuários com NIS final 1: 10 de dezembro;
- Usuários com NIS final 2: 11 de dezembro;
- Usuários com NIS final 3: 12 de dezembro;
- Usuários com NIS final 4: 13 de dezembro;
- Usuários com NIS final 5: 16 de dezembro;
- Usuários com NIS final 6: 17 de dezembro;
- Usuários com NIS final 7: 18 de dezembro;
- Usuários com NIS final 8: 19 de dezembro;
- Usuários com NIS final 9: 20 de dezembro;
- Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro.
Pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência em decorrência dos fortes incêndios que tomam conta de boa parte do território nacional nesse momento também puderam antecipar o Bolsa Família. Para este público, o dinheiro estará na conta já a partir do próximo dia 10, independente do NIS.
O caso mais famoso é o do Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda a sua história. Fortes chuvas deixaram um rastro de quase 200 mortos e milhares de desabrigados ou desalojados.
Diante desse cenário, o governo federal baixou um decreto decidindo que todos os usuários do Bolsa Família que residem no Rio Grande do Sul podem receber o benefício de maneira antecipada logo no primeiro dia da liberação, independente do final do NIS.