Algumas moedas chamam atenção por suas características únicas. Muitas vezes essas peculiaridades estão em seus designs exclusivos – como acontece com as moedas comemorativas. No caso dessa moeda de 50 centavos aqui, entretanto, sua singularidade reside em um curioso erro de fabricação.
Essa é uma moeda de 50 centavos com uma anomalia conhecida como rotação de cunho (mais popularmente chamada de reverso invertido). Quando isso acontece um dos lados da moeda fica entre “de ponta cabeça” em relação à outra face, como você pode observar nas imagens abaixo.
Em alguns, casos o reverso pode estar de fato completamente invertido. Em outros, apenas inclinado para a direita ou para a esquerda. O valor de uma moeda com reverso invertido vai variar a depender de uma combinação de fatores.
Essa unidade aqui, especificamente, está à venda no site especializado Numismática Castro por exatamente R$ 100. Ela é uma moeda do ano de 1995, feita de aço inoxidável. Conforme consta no site, 60 milhões de unidades foram cunhadas.
Como esse não é um número tão baixo, o valor da moeda também acaba sendo relativamente moderado. Algumas moedas com reverso invertido que tiveram uma tiragem menor, por outro lado, podem ser bem mais valiosas do que isso.
Uma maneira de tentar descobrir a tiragem de uma moeda específica é acessando catálogos de moedas online. Existem vários desses disponíveis para consulta; uma boa alternativa é o do site Moedas do Brasil. Outros sites úteis incluem:
Estado de conservação
O estado de conservação é um fator crítico na numismática. Moedas em bom estado são as mais almejadas. Se a sua moeda estiver em más condições, ela valerá menos. Existe até uma escala utilizada para classificar as peças conforme seu grau de preservação. Quanto mais alto ela estiver, melhor. Confira a escala completa a seguir:
- Flor de Cunho (FC)
- Soberba (S)
- Muito Bem Conservada (MBC)
- Bem Conservada (BC)
- Regular (R)
- Um Tanto Gasta (UTG)
Moedas raras: avaliação
Determinar o valor exato de uma moeda é uma tarefa complexa. Isso porque você deve analisar critérios variados para chegar até uma conclusão. De maneira geral, as pessoas mais recomendadas para esse tipo de serviço são especialistas no assunto.
Se você não estiver disposto a solicitar uma avaliação especializada, no entanto, existem algumas dicas que podem ajudar você a saber quanto cobrar por uma moeda. Uma forma de fazer isso é procurando outras moedas parecidas com a sua que estejam à vendas na internet e fazendo uma média dos preços cobrados pelos outros vendedores.
Há várias plataformas que você pode usar para fazer essa consulta – que também são, aliás, alternativas para você mesmo colocar a sua moeda à venda no futuro. Entre elas podemos citar o Mercado Livre, a OLX e outros marketplaces semelhantes, bem como lojas virtuais especializadas e casas de leilões.
Além disso, você também pode dar uma olhada em grupos focados em compra e venda de itens colecionáveis nas redes sociais.