Determinadas moedas valem fortunas inimagináveis. Em alguns casos, peças bastante raras podem atingir a casa dos milhares de reais. E é justamente isso, aliás, que acontece com essa moeda que você vai conhecer a seguir. Ela está à venda na plataforma especializada Numismática Castro por R$ 6 mil.
Trata-se de uma moeda antiga, cunhada entre os anos de 1889 e 1912. Não podemos precisar a data porque a mesma não aparece em seu design (logo você vai entender o motivo). Essa moeda é bastante incomum, mas não tanto pela sua idade. Na verdade, o que a torna rara é a curiosa descentralização que apresenta em suas faces.
Certamente essa característica é resultado de algum problema no processo de produção da moeda. Erros de cunhagem desse tipo comumente emprestam valor às moedas e as cédulas. A numismática – ciência que estuda esses objetos – tem particular interesse nesses itens mais inusitados e difíceis de se encontrar.
Com isso em mente, podemos entender a razão da moeda ser vendida por um preço tão elevado. Também devemos levar em conta que essa moeda está muito bem preservada. O estado de conservação é uma questão importante dentro da numismática e os colecionadores costumam pagar valores altos somente pelas moedas que estão em boas condições.
Raramente moedas muito danificadas poderão valer alguma coisa, mesmo que sejam raras. Quando estamos falando de moedas antigas, a boa conservação é ainda mais relevante. Isso porque a tendência das moedas com o tempo é justamente ficarem desgastadas ou com arranhões.
Possuir uma moeda antiga, por si só, pode não ser necessariamente uma coisa impressionante, já que algumas moedas – à sua época – podem ter sido emitidas em grande número. No entanto, ter uma moeda antiga que também está bem preservada é algo mais surpreendente.
Como vender moedas raras
Se você acredita ter uma moeda rara consigo, pode vender a sua peça pela internet de várias maneiras diferentes. Uma das mais comuns é por meio de marketplaces como, por exemplo, o Mercado Livre.
Você precisa criar um perfil na plataforma e depois fazer uma publicação mostrando as fotos da sua moeda e fornecendo uma descrição precisa informando data de cunhagem, material utilizado e outras características que sejam relevantes aos potenciais compradores.
Outra alternativa: lojas especializadas ou casas de leilões online. Muitas vezes, esses profissionais estarão mais aptos a auxiliar pessoas sem maior familiaridade com a numismática. Eles também, aliás, poderão oferecer uma avaliação para sua moeda, caso você esteja em dúvida em quanto pedir por ela.