Essa moeda vale uma quantia bem superior ao que você imaginaria em um primeiro momento. Trata-se de uma moeda de 50 centavos do ano de 2009 que está valendo R$ 145 no site Mandrade Numismática, uma loja especializada na compra e venda de moedas.
Você observa a unidade em questão nas imagens a seguir. Repare que essa moeda possui uma característica curiosa: uma descentralização de disco, também apelidada de “boné” no mundo da numismática (a prática de colecionar moedas e cédulas).
Esse é apenas um exemplo de moeda que vale muito mais do que o indicado em sua face. Normalmente, as moedas acabam tornando-se objeto de desejo dos colecionadores quando apresentam singularidades inusitadas, como é o caso da anomalia que essa moeda carrega.
No entanto, é preciso ressaltar que os valores variam bastante quando estamos falando de moedas. Isso quer dizer que ao encontrar uma moeda parecida com essa, não significa necessariamente que ela valerá a mesma coisa. Ela poderá valer menos ou mais, dependendo de diversos critérios.
Estado de conservação da moeda
Em primeiro lugar, deve-se considerar o estado de conservação da moeda, que se refere ao quão bem fisicamente a moeda está. A maioria das moedas, com o passar do tempo e devido à circulação excessiva, acaba ficando desgastada. Isso quer dizer que ela pode apresentar corrosão, arranhões ou perda de detalhes.
As moedas que se mantêm brilhosas e atrativas esteticamente sempre valerão quantias mais grandiosas. Em muitos casos, moedas extremamente parecidas podem possuir uma diferença gritante de valor quando consideramos o estado de conservação de cada uma. Até mesmo moedas bem raras, quando muito danificadas, perdem seu valor.
Escala de conservação
Essa é uma questão tão importante dentro da numismática, aliás, que existe até mesmo uma escala oficial que visa classificar as moedas conforme o quão bem preservadas elas estão. Confira a escala completa a seguir:
- Flor de Cunho (FC): Moedas que parecem ter saído da fábrica, sem sinais de circulação.
- Soberba (S): Moedas que têm pouco ou nenhum sinal de desgaste.
- Muito Bem Conservada (MBC): Moedas que têm algum desgaste visível, mas ainda são atraentes e potencialmente valiosas.
- Bem Conservada (BC): Moedas com desgaste visível, mas com detalhes ainda identificáveis.
- Regular (R): Moedas bastante desgastadas, com muitos detalhes já apagados.
- Um Tanto Gasta (UTG): Moedas em péssimas condições, com poucos detalhes visíveis. Normalmente, perdem todo seu valor.
Para fazer essa classificação, é preciso observar a moeda com bastante cuidado, de preferência utilizando objetos como lupas ou lentes. Se você acredita ter uma moeda rara mas está em dúvida quanto ao seu estado de conservação, bem como seu preço geral, uma boa alternativa é entrar em contato com um profissional.
Esse profissional poderá avaliar o item para você. Em alguns casos, essa avaliação pode ser feita de forma inteiramente virtual, com você enviando fotos de boa qualidade da sua moeda e uma descrição precisa para que o avaliador possa chegar a uma conclusão e ajudar você a vender sua peça por um preço justo.