Já pensou em vender uma moeda de 5 centavos por R$ 300? Na maior parte das vezes, moedas de valor nominal tão baixo passam despercebidas no dia a dia, vistas quase como insignificantes. No entanto, em muitos casos, determinadas peças podem ser bem mais valiosas do que você imaginaria.
Isso porque no mundo da numismática – prática de colecionar moedas e cédulas – alguns desses itens, quando considerados raros, são como verdadeiros tesouros para quem coleciona tais objetos. Quanto mais incomum forem, maior deverá ser o valor pago por eles.
Moedas rara de 5 centavos
Essa unidade de 5 centavos é do ano de 2006 e está à venda por R$ 300 no site Numismática Castro, uma plataforma especializada em compra e venda de moedas e cédulas. Se você reparar, ela conta com uma característica que a distingue da grande maioria das moedas.
O que acontece com esse exemplar de 5 centavos é que ele possui uma duplicação em seu anverso. Você poderá notar tal característica curiosa especialmente na grafia da palavra “Brasil”. Isso nada mais é do que um erro de cunhagem.
Erros de cunhagem nas moedas
Os erros de cunhagem são falhas de fabricação que acometem determinadas moedas. Esses erros acontecem por motivos variados. No entanto, não existem preços fixos por moedas com erros de cunhagem. Sendo assim, é preciso observar cada unidade de forma individual.
Também é importante frisar, aliás, que nem sempre um erro de cunhagem vai ser dramaticamente valioso (é possível até mesmo que ele não some valor nenhum à moeda). É preciso analisar também alguns outros critérios como:
- O quanto o erro impacta na aparência da moeda;
- O quão recorrente o erro é;
- O grau de raridade geral da moeda (que você pode descobrir, por exemplo, sabendo o número de unidades cunhadas);
- O estado de conservação da moeda em questão.
Preço das moedas
Se não estiver seguro quanto a que valor cobrar, no entanto, você sempre pode solicitar uma avaliação profissional. Há muitos numismatas que trabalham com serviços desse tipo. Entre em contato com casas de leilões e lojas virtuais para saber mais.