Moeda curiosa de 1 cruzeiro: saiba o valor - Notícias Concursos

Moeda curiosa de 1 cruzeiro: saiba o valor

Descubra o valor dessa moeda rara

Determinadas moedas se destacam por suas peculiaridades, e esse é o caso da moeda de 1 cruzeiro fabricada em 1945. Essa unidade, que você pode observar nas imagens, está à venda na Numismática Castro, uma loja especializada na compra e venda de objetos numismáticos.

Essa moeda possui uma peculiaridade. Ela apresenta uma base porosa estranha no início do mapa do Brasil, visível no anverso. O site sugere que essa imperfeição não é resultado de deterioração ao longo do tempo, mas sim um defeito de fabricação presente desde antes de sua cunhagem.

Também há na página de venda outra informação muito importante: apenas 1,7 milhões de unidades foram cunhadas. Esse é um número relativamente baixo para moedas de circulação. O exemplar em questão está à venda por exatos R$ 150.

Moeda
Imagem: Numismática Castro
Moeda
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estado de conservação

O estado de conservação de uma moeda é um dos fatores mais importantes na determinação de seu valor. A conservação impacta diretamente na atratividade da peça para colecionadores e estudiosos. Existe até mesmo, aliás, uma escala que serve para classificar as moedas:

  1. Flor de Cunho: Moeda perfeita, com brilho original e sem sinais de uso.
  2. Soberba: Moeda com desgaste quase imperceptível a olho nu.
  3. Muito Bem Conservada: Moeda em bom estado, com marcas de uso visíveis, mas ainda atraente.
  4. Bem Conservada: Moeda em estado intermediário; não é ruim, contudo, possui um desgaste mais evidente.
  5. Regular: Moeda com desgaste avançado e poucos detalhes originais visíveis. No entanto, data e legenda ainda são visíveis com o uso de lentes.
  6. Um Tanto Gasto: Moeda com danos extremos. Geralmente, aliás, não considerada colecionável.

Outros erros de cunhagem

Existem vários tipos de erros que chamam a atenção na numismática Confira mais em seguida.

  1. Descentralização de disco:
    • Ocorre quando o disco não está centralizado corretamente no momento da cunhagem. Isso resulta em uma moeda com um design deslocado para um dos lados.
  2. Reverso invertido (rotação de cunho):
    • Acontece quando uma das faces da moeda é cunhada em um ângulo incorreto em relação à outra face. Pode variar, entretanto, de uma leve inclinação até uma rotação completa de 180 graus.
  3. Batida Dupla:
    • Resultado de uma duplicação do design devido a um segundo impacto do cunho. Isso cria uma imagem duplicada ou sobreposta no mesmo lado da moeda.
  4. Cunho quebrado:
    • Ocorre quando o cunho, que é o molde usado para cunhar as moedas, se quebra ou sofre danos. Isso resulta em moedas com partes do design ausentes ou deformadas.
  5. Disco irregular:
    • Quando o disco usado para cunhar a moeda possui uma forma irregular ou defeitos antes da cunhagem. Pode resultar em moedas com formas incomuns ou bordas irregulares.
  6. Moeda de disco trocado:
    • Acontece quando um disco destinado a uma denominação diferente é usado acidentalmente para cunhar uma moeda. Isso cria, aliás, uma moeda híbrida com características de ambas as denominações.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?