Atualidades: Panorama sobre a mobilidade urbana no Brasil

É um dos temas que podem ser cobrados nos vestibulares e no ENEM. Também pode cair em determinados concursos, dependendo da área

A mobilidade urbana é um enorme desafio para a maioria das grandes cidades do mundo. No Brasil é um problema que afeta profundamente a população, sobretudo de classes mais baixas.

Atingir a boa qualidade de transportes coletivos, menor número de carros na rua e mais uso de bicicletas nos trajetos parece ser impossível com os panoramas atuais.

É um dos temas que podem ser cobrados nos vestibulares e no ENEM. Também pode cair em determinados concursos, dependendo da área.

Por essas e outras que é um assunto que deve entrar em seus estudos de atualidades. Confira detalhes nos tópicos a seguir.

Mobilidade urbana: O que é?

A mobilidade urbana nada mais é que às condições de locomoção das pessoas que habitam o espaço geográfico das cidades. Ou seja, refere-se a mobilidade de veículos e pedestres, isto é através de transporte individual ou transporte coletivo.

Nos últimos tempos o debate em torno do tema vem ganhando espaço, justamente para conseguir oferecer um melhor tráfego de automóvel e mobilidade de pedestres.

Além disso, um maior número de veículos na rua, corrobora para o aumento de problemas climáticos como o aquecimento global, por exemplo.

Mobilidade urbana: Causas

A principal causa dos problemas de mobilidade urbana podem estar relacionadas a falta de infraestrutura do transporte coletivo.

Com isso, há um aumento de pessoas que utilizam transportes individuais como carros e motos, aumentando e muito o congestionamento e a capacidade de deslocamento dentro da cidade.

Dentre alguns fatores que colaboram para uma mobilidade urbana de qualidade baixa?

  • Transporte público de baixa qualidade
  • Aumento da renda média da população
  • Redução sobre IPI (Imposto sobre produtos industrializados) barateando o produto final
  • Aumento da oferta de concessão de créditos
    Entre outros

Com todas essas alternativas, o aumento dos níveis de automóveis no Brasil aumentou consideravelmente.

Mobilidade urbana: Soluções

Para a maioria dos especialistas, o investimento em infraestrutura dos transportes públicos como ampliação e qualidade no serviço são opções para conquistar melhores resultados.

A implementação de vias alternativas como ciclovias ou ciclofaixas também pode ajudar a amenizar o problema. Algumas opções alternativas como o rodízio de veículos também é uma maneira de restringir a circulação de determinados veículos durante o período de pico no trânsito.

O Brasil durante o século XX foi essencialmente rodoviarista, principalmente pela construção de trens, metrôs, entre outros.

Contudo, uma política de ampliação das vias de transporte público, assim como criação de transportes alternativos, são saídas para melhorar e contribuir para uma mobilidade urbana eficiente.

E então, conseguiu ter um panorama sobre o tema?

Leia também: Geografia: Conceitos importantes sobre Globalização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.