Onyx Lorenzoni, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, se posicionou contra o lockdown em entrevista realizada nesta quinta-feira (25).
Segundo o ministro, o isolamento social rígido não tem eficácia pois não é possível fazer um lockdown de determinadas pragas urbanas.
Até o presente momento, não há qualquer evidência de que esse tipo de animal transmita ou ao menos transporte a Covid-19.
Declaração polêmica
“Eu considero todos muito tolos. Muitos ainda insistem numa ferramenta chamada lockdown que já está provada por várias experiências no mundo que é ineficiente”, afirmou o ministro em entrevista concedida à Jovem Pan.
Ainda sustentando a tese da ineficiência do isolamento mais radical, o ministro sugeriu uma série de questionamentos:
“Alguém consegue impedir nas áreas urbanas o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a pulga, a formiga, o inseto, de que eles se locomovam? Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos?”
Enquanto criticava perfeitos e governadores que adotaram medidas restritivas mais severas, Onyx concluiu que esses tipos de animais podem representar um grande perigo durante a pandemia:
“Todos eles transportam o vírus, não são contaminados, mas podem transportar o vírus. Podem, é uma possibilidade”.
Esclarecimentos da Fundação Oswaldo Cruz
No portal da Fiocruz, uma das mais importantes instituições brasileiras de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, há uma seção de perguntas e respostas sobre a Covid-19.
Em uma delas, é possível tratar sobre o assunto:
“Os insetos que entram em casa podem funcionar como vetores para a Covid-19?”.
A resposta atualizada em fevereiro deste ano, esclarece que, até o presente momento, não foi documentada a transmissão do novo coronavírus por moscas ou qualquer outro tipo de inseto.
Com relação a animais domésticos, a posição da entidade é bastante similar:
“Embora ainda não existam estudos aprofundados sobre o tema, o risco de animais contraírem ou transmitirem o novo coronavírus é praticamente inexistente”.
Em todo o planeta há menos de 25 relatos de animais domésticos, como cães e gatos, que tenham contraído o novo coronavírus.
Não há nenhum dado oficial comprovando que algum animal tenha transmitido a doença para os seus donos ou tutores. Além disso, não há relatos de casos positivos de Covid-19 em animais no Brasil.
Lockdown funciona?
Apesar do impacto na economia e do custo social que países de todo o mundo tiveram que enfrentar por confinar a sua população, o conceituado epidemiologista israelense Gabriel Barbash afirma “não haver dúvidas” sobre a eficácia dos lockdowns no combate à pandemia de Covid-19.
Em entrevista concedida à BBC News Brasil, o especialista afirmou que “O lockdown é muito eficiente como medida de controle. Ele reduziu o número de infecções diárias.”
Barbash, que é diretor do Instituto Weizmann de Ciências, um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, sediado na cidade de Rehovot (Israel), defende a tese de que “Em nenhum lugar do mundo, vacinação é tudo. É preciso restringir a mobilidade das pessoas.”
Ele finaliza explicando que “Só vacinar não é suficiente. Se deixarmos o vírus correr solto, aumentamos a chance de que novas variantes mais resistentes surjam”.