Ministro da Educação falará em Comissão sobre suposta fraude no Enade

A CFFC (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle) da Câmara dos Deputados irá realizar uma audiência pública na próxima quarta-feira (4) com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro. 

O encontro será realizado com o objetivo de debater uma denúncia contra o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), de Londrina no Paraná.

A instituição acabou sendo investigada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) por supostas fraudes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), exame que serve para avaliar a qualidade do ensino superior. 

Milton Ribeiro foi convocado a pedido do deputado Leo de Brito (PT-AC). O parlamentar citou uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, segundo a qual o Ministro da Educação protelou enviar à Polícia Federal em uma apuração de fraude em uma instituição ligada a pastores aliados. 

“Segundo a notícia, o ministro atuou nos bastidores a favor de um centro universitário denunciado por fraude no Enade 2019. A instituição é presbiteriana, assim como o ministro, que é pastor”, disse o parlamentar.

O deputado também relatou que, conforme a investigação do Inep, verificou-se fortes indícios, principalmente estatísticos, de fraude depois que a coordenadora da graduação da UniFil ter conseguido acesso ao exame e às respostas antes da realização da prova. 

“A fraude teria ocorrido no curso de biomedicina, a partir do vazamento da avaliação do ensino superior”, disse o deputado.

Nota do Ministério da Educação

O Ministério da Educação(MEC) soltou uma nota e informou que enviou ofício à Polícia Federal após a conclusão das investigações internas e que as denúncias “foram apuradas adequadamente”.

Mas, de acordo com o deputado Leo de Brito, o ofício só foi entregue à Polícia Federal em fevereiro de 2021, após o Ministério da Educação ter encerrado a investigação de forma favorável à instituição paranaense. 

“Evidências estatísticas da fraude, apuradas pelo Inep, foram ignoradas na decisão”, completou o parlamentar.

A audiência com o ministro da Educação será realizada no plenário 11, às 9h30, na próxima quarta-feira (4).

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Bolsa Família: calendário da 5ª parcela do Auxílio Emergencial 2021 e o pagamento da 4ª parcela para todos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.