Benefícios Sociais

Ministro dá declaração ANIMADORA sobre pente-fino do Bolsa Família; confira

Milhões de brasileiros que fazem parte da folha de pagamentos do Bolsa Família estão preocupados com um ponto: o pente-fino que está sendo realizado pelo governo federal nesse momento. Trata-se de uma revisão que pretende excluir pessoas que não estariam dentro das regras de benefícios sociais.

Mas nesta semana, o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), deu uma declaração animadora para os usuários desse programa social. Em entrevista, o chefe da pasta afirmou que o pente-fino que está sendo capitaneado pelo governo federal neste momento não visa atingir o Bolsa Família. 

De acordo com Dias, o atual pente-fino tem foco apenas em benefícios de caráter previdenciário, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo ele, o Bolsa Família não entraria nesse sistema porque o seu pente-fino já está sendo realizado desde o ano passado.

A informação acabou trazendo alívio para milhões de pessoas que fazem parte do Bolsa Família. Esse cidadãos agora sabem que não estão na mira do Ministério da Fazenda, e que têm mais chances de seguir recebendo programa social no decorrer dos próximos meses.

O pente-fino do Bolsa Família

De fato, o pente-fino do Bolsa Família já está sendo realizado pelo governo federal desde o ano passado. Nesse meio tempo, milhões de brasileiros que recebiam o benefício social já foram excluídos do programa, sobretudo aqueles que se registraram como famílias unipessoais.

O governo federal ainda está à procura de pessoas que estariam fraudando os pagamentos do Bolsa Família. Mas o ritmo do pente-fino hoje é menor do que o visto em meses anteriores. 

Bolsa Família atende mais de 20 milhões de brasileiros atualmente. Imagem: Lyon Santos/ MDS

Bolsa Família

Com revisão ou não, o fato é que os pagamentos do Bolsa Família seguem normalmente nessa terça-feira (20). Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 2. Para esse público, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de agosto, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).

O governo federal afirma que as regras de entrada para o Bolsa Família desse mês de agosto seguem basicamente as mesmas.

Pente-fino do BPC

Os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também deverão seguir normalmente nesse mês de agosto. Segundo o Ministério da Previdência, os usuários poderão receber os saldos em suas contas a partir do próximo dia 26, de maneira escalonada de acordo com o final do seu número de inscrição.

Recentemente, o INSS disponibilizou uma função no aplicativo e site do Meu INSS para que as pessoas possam conferir se terão que participar do pente-fino.

Para tanto, não é preciso sequer apresentar o seu login e senha no sistema do INSS. Basta baixar o aplicativo do Meu INSS, acessar o botão de revisão do BPC, inserir o seu CPF, e descobrir como está a sua situação no benefício. 

De acordo com as informações oficiais, o INSS só está convocando as pessoas que não possuem Cadúnico, ou que não atualizam os dados do Instituto Nacional de Seguro Social há mais de 4 anos.

Caso você esteja nesta situação, o próprio sistema do Meu INSS deverá informar este dado no processo de consulta.