Educação Financeira na Escola é um programa que visa formar professores da educação básica, por meio de plataforma EaD específica, de acordo com informações oficiais.
De acordo com informações oficiais, o objetivo do programa é disseminar a educação financeira nas escolas brasileiras, conforme previsto no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação (MEC), informa o Ministério da Educação. Com isso, os alunos poderão desenvolver uma cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.
Conforme informações oficiais do Ministério da Educação, os objetivos secundários/ específicos do Acordo são:
Além disso, o público-alvo está restrito aos professores dos ensinos fundamental e médio, destaca o Ministério da Educação.
O Ministério da Educação informa que o Acordo prevê ainda apoio técnico e orientação pedagógica aos professores em relação aos principais temas que permeiam a educação financeira, tais como: formação de poupança; consumo consciente; orientação a investimentos; proteção contra fraudes financeiras; sustentabilidade; e desenvolvimento de hábitos e atitudes que contribuam para o bem-estar financeiro.
Conforme informações oficiais do Ministério da Educação, o escopo do programa contém diversas ações, tais como:
Site com materiais para docentes; links das normas do MEC; regulamentação da formação de professores; e diversas publicações de parceiros sobre educação financeira e assuntos correlatos;
Curso online desenvolvido pelo SEBRAE para o programa de formação básica dos professores em educação financeira.
Centro formado por um grupo de especialistas de diversas formações e de todas as regiões do país. O grupo terá finalidade consultiva para orientar o programa, pedagogicamente.
Serão disponibilizados certificados e prêmios para os professores que concluírem o programa de formação. Importante destacar que as inscrições podem ser feitas no site http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/.
De acordo com o Ministério da Educação, haverá uma conta no Telegram para fomentar interação e compartilhamento de informações entre os professores que concluírem o curso. Será criada ainda uma conta no Tik Tok para promover e divulgar aos jovens as ações de educação financeira, destaca o Ministério da Educação através de divulgação oficial.