Mikhail Gorbachev é um advogado e político russo que liderou a Secretaria-Geral do Partido Comunista da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) entre 1985 e 1991.
Através da sua política houve abertura social, política e econômica da sua nação, assim como pôs um ponto final na Guerra Fria.
Mikhail Gorbachev ficou marcado na história contemporânea e por isso poderá aparecer em questões do Enem e demais vestibulares, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
Mikhail Gorbachev: Formação e Carreira Política
Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 em Stavropol, região fortemente afetada pela Segunda Guerra Mundial, afinal cerca de metade dos 800 homens convocados para lutar, morreram em combate.
Gorbachev, desde cedo entrou para a Juventude Comunista, assim como começou a trabalhar como eletricista e mais tarde estudou direito em Moscou.
Na faculdade, Gorbachev conheceu sua esposa com quem se casou e teve uma filha. Logo após o término do curso de direito, o casal resolve morar em Stavropol e Gorbachev passa a trabalhar na promotoria, assim como mantinha forte envolvimento com o partido comunista local.
Desse modo, em 1970 foi nomeado ministro da Agricultura e membro do Comitê Central. Mais tarde em 1984, Mikhail Gorbachev torna-se Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética, tornando-se líder soviético.
Contexto histórico
Nos anos 80 eram ainda mais evidentes as diferenças entre o mundo capitalista e comunista.
Todavia, os gastos com a indústria bélica eram sempre bem vistas por ambos os lados. No entanto, sem garantir o abastecimento do povo e com a indústria em queda, Gorbachev resolve abrir a URSS para o mundo.
Nesse contexto, a economia norte-americana e europeia estavam em um momento de expansão. Os americanos pautados pelo neoliberalismo e liderados por Ronald Reagan e os europeus devido ao crescimento da União Europeia.
Desse modo, visando não deixar a União Soviética para trás, Gorbachev resolve iniciar uma política de aproximação externa, ao mesmo passo que promovia reformas internas.
Dessa maneira, encontra-se com Ronald Reagan na Itália, buscando um consenso para que um conflito nuclear não aconteça entre as duas potências.
Reformas políticas e econômicas
Gorbachev seguiu adiante com as reformas que levaram ao fim da URSS, denominadas como: Perestroika e Glasnost.
Dentre as principais medidas do governo de Mikhail Gorbachev podemos destacar:
- Anistia aos presos políticos,
- Fim oficial dos Gulags,
- Acabar com a censura aos jornais e a artistas,
- Fim do sistema de partido único,
- Sistema eleitoral para os cidadãos votarem.
No entanto, apesar da liberdade, Gorbachev buscava uma Rússia caminhando lado a lado com as antigas repúblicas soviéticas, o que de fato não ocorreu e alguns países sofreram forte repressão do exército vermelho.
Fim do Governo Gorbachev
Gorbachev acaba criticado por comunista e por apoiadores das reformas e acaba completamente isolado politicamente.
Desse modo, acaba sem o suporte necessário para realizar as reformas econômicas (perestroika) assim como a liberdade de mercado, deixando a economia do país estagnada.
Por isso, Gorbachev acaba sofrendo um golpe de estado, liderado por Boris Yeltsin. Além disso, para evitar uma guerra civil renuncia ao cargo de Secretário-Geral da URSS em 1991.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o antigo líder soviético Mikhail Gorbachev?
Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM.