O sistema do site e aplicativo Meu INSS ficou fora do ar na quarta-feira (30) Neste mesmo dia, foi iniciada a greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Após algumas horas tentando acessar os serviços do INSS pelos canais digitais, os segurados conseguiram, já na parte da tarde, resolver suas pendências. A greve iniciada na última semana faz parte da iniciativa chamada Operação Apagão.
Os servidores e os médicos do INSS reivindicam um reajuste de 19,9% no salário para repor a inflação acumulada desde 2019. Segundo informações, até o momento não houve retorno por parte do governo.
De acordo com a Dataprev, o sistema sofreu uma sobrecarga de acessos entre 10h15 e 12h15. “Durante este período os usuários tiveram dificuldades de acesso a aplicação. As equipes técnicas ampliaram a capacidade de disponibilidade de infraestrutura e o sistema já retornou à normalidade”, informou a empresa.
Importante ressaltar que nem todas as unidades do INSS aderiram à greve. Desta forma, é importante que os segurados que estão com seus atendimentos agendados compareçam as agências para não perder o benefício.
Essa ação também deve ser realizada caso o Meu INSS saia fora do ar novamente, o IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) orienta que a pessoa tente remarcar o procedimento presencialmente.
Como reagendar a perícia pelo Meu INSS?
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Digite sua senha e toque em “Entrar”;
- Na faixa azul, clique em “Serviços”;
- Feito isto, vá em “Benefícios” e depois em “Auxílio-doença”;
- Em seguida, clique em “Agendar perícia”;
- Agora, toque “Perícia” e escolha a opção “Remarcar perícia”;
- Na sequência, vá em “Selecionar”, informe um número do documento solicitado e clique em “Avançar”;
- O sistema vai localizar o seu agendamento. Para finalizar, siga as orientações e reagende o atendimento.
Como reagendar a perícia pelo telefone?
- Disque o número 135 em seu telefone;
- Ao ser atendido, informe o seu CPF ou da pessoa que quer reagendar o atendimento;
- Em seguida, anote o número de protocolo que será informado;
- Agora, disque 0 para falar com um (a) atendente;
- Informe para a (o) atendente que quer remarcar a perícia médica; e
- Anote as informações que forem passadas.