O “Meu INSS” é a plataforma digital da Previdência Social que permite ao segurado ter acesso aos serviços da autarquia de forma mais facilitada e sem sair de casa.
É possível acessar mais de 90 serviços do INSS, além dos disponíveis pelo Gov.br. Neste sentido, veja a seguir como se cadastrar na plataforma, quais as principais ferramentas e como utilizá-las.
Cadastro no Meu INSS
- Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS no seu celular (Android ou iOS).
- Clique em cadastrar senha;
- Toque em ‘Crie sua conta gov.br’ e selecione a opção ‘Número do CPF’;
- Informe seus dados pessoais, como número do CPF e nome completo e clique em ‘avançar’ para conceder as demais informações;
- Confirme seu e-mail e o número do celular;
- Crie sua senha e retorne ao site Meu INSS e clique em ‘Entrar’;
- Autorize o compartilhamento dos seus dados do gov.br para o INSS;
- Em seguida, confirme o histórico da sua vida de trabalho, incluindo datas e nomes de empresas em que trabalhou. Nesse momento, é bom ter a sua carteira de trabalho em mãos;
- Prontinho! Você já pode usar o Meu INSS.
Solicitar a aposentadoria
- Faça o login no Meu INSS;
- Vá em “Serviços”,
- Clique em “Benefício”;
- Selecione a opção “Agendamentos/Solicitações”;
- Toque em “Novo Requerimento”;
- Selecione a aposentadoria e a categoria desejada;
- Preencha ou atualize suas informações;
- Anexe os documentos necessários;
- Informe os dados exigidos;
- Feito isso, basta concluir o pedido.
Agendamento de perícia médica
- Acesse o portal Meu INSS;
- Vá em “Agende sua perícia”;
- Em seguida clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe seu agendamento na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.
Revisão de benefício
- Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
- Faça o login;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações” e em seguida “Novo requerimento”;
- Selecione o serviço desejado e “Atualizar”;
- Confira ou atualize seus dados e clique em “Avançar”;
- Preencha todos os dados solicitados para concluir seu pedido.
Consultar e solicitar extrato de contribuição (CNIS)
Para consultar:
- Acesse o Meu INSS;
- Procure pela opção “Extrato Previdenciário”;
- Baixe o PDF referente ao documento.
Para solicitar:
- Faça login no Meu INSS;
- Clique em Extrato de Contribuição (CNIS);
- Para ter o documento, toque em Baixar PDF.
Solicitar pensão por morte
- Acesse o portal Meu INSS;
- Informe o CPF e senha cadastrada;
- Busque pela opção “Agendamentos/Requerimentos”;
- Selecione “Novo requerimento””;
- Procure na barra de pesquisa o benefício desejado, no caso a pensão por morte;
- Confira seus dados e atualize, se necessário;
- Responda as perguntas que serão feitas, que incluem nome e número de documento dos dependentes;
- Feito isso, anexe os documentos exigidos e clique em “Avançar”.
Outros serviços disponíveis
- Alterar pagamento para conta-corrente;
- Carta de Concessão;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Consulta do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Declaração de Benefício do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Emitir extrato de pagamento;
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Encontre uma Agência;
- Enviar documentos digitalizados;
- Prova de Vida Digital;
- Recurso e revisão;
- Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Salário-maternidade;
- Simular a aposentadoria;
- Solicitar aposentadoria e outros benefícios do Instituto.