Meu inss.gov.br é um portal online do Governo que visa simplificar a vida do trabalhador e do contribuinte da Previdência Social. Os serviços disponibilizados podem ser acessados pelo computador ou pelo celular através do aplicativo, que funciona nos sistemas Android quanto para iPhone. Nessa matéria do Notícias Concursos você verá maiores detalhes sobre todas as funcionalidades da plataforma.
A demanda pela melhoria dos sistemas online estão cada vez maiores. Todos buscam resolver seus problemas de forma virtual, com menos burocracia. Assim, a plataforma tem abarcado cada vez mais serviços e funcionalidades. Através do meu inss.gov.br você pode realizar solicitações diversas, agendamentos e consultar extratos, entre outras coisas.
Assim, leia: Se eu pedir demissão tenho direito ao FGTS? Saiba os seus direitos nessa situação
Antes de tudo, você deverá entrar no site da instituição ou baixar o app no seu telefone. Depois disso, deve clicar em cadastrar senha. Em seguida, precisa ir até a opção “crie sua conta gov.br” e selecionar o item CPF.
Ademais, é imprescindível preencher os dados requisitados como nome completo e CPF. Posteriormente, basta selecionar “avançar”. Outras solicitações de dados serão pedidas e todos os campos devem ser preenchidos. Então, um dos últimos passos é confirmar seu e-mail e celular, bem como a senha.
Depois disso, é preciso apenas retornar à página inicial e realizar o login. É importante autorizar o compartilhamento de dados com o app antes de iniciar o uso da plataforma. Dessa forma, podem ser solicitadas algumas informações a respeito das empresas em que se trabalhou, entre outras coisas. Isso é um mecanismo de segurança da plataforma. A partir de agora, o site está pronto para usar.
Então, veja mais: O que é e como funciona o empregador web? Confira os detalhes
Através do app/site você pode:
A solicitação mais buscada pelos usuários é a de aposentadoria. Então, se você quer fazer o seu pedido de forma online, é necessário seguir os passos de cadastro antes de realizar qualquer outra coisa.
Após cadastrado e dentro da plataforma, siga até a aba “serviços”. Posteriormente, selecione a opção “benefício” seguido de “agendamento/solicitações”. Ademais, clique agora em “novo requerimento”. Depois disso, escolha a opção aposentadoria e opte pela sua categoria.
Então, coloque suas informações atualizadas e lembre-se de anexar os documentos necessários. Depois de preencher todos os dados pedidos no meu inss.gov.br, basta enviar a solicitação e aguardar o retorno da instituição.
Portanto, não deixe de ler: Reajuste nos pagamentos: confira qual é a parcela máxima do seguro-desemprego 2022