Meu INSS: Como solicitar a CERTIDÃO para saque do FGTS pelo portal?
O trabalhador que acabou de ter a sua aposentadoria liberada pelo INSS pode solicitar o saque integral do seu FGTS. O procedimento deve ser realizado mediante a apresentação da certidão de saque, que pode ser solicitada no portal Meu INSS.
Quando o cidadão se aposenta pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), passa a ter direito a sacar o valor disponível em suas contas no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A questão é que muitas pessoas não sabem como deve solicitar esse dinheiro e acaba ficando na dúvida.
Diante disso, o portal Meu INSS liberou uma opção para gerar a certidão do saque do FGTS de forma digital. Quer ver como funciona? Continue lendo este artigo.
Emissão da Certidão de saque do FGTS no Meu INSS
Vale adiantar que o referido documento se chama Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS. Antes de ser acessada pelo Meu INSS, o trabalhador só conseguia solicita-la presencialmente, ou pelo telefone 135.
Todavia, agora tudo ficou mais fácil. Com a versão digital do documento basta acessar o aplicativo ou site do Meu INSS para ter acesso a ele. Ao solicitar a certidão, em poucos dias ela chega até você pelos Correios.
O saque dos valores deve ser realizado em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Esse processo também pode ser feito online, pelo app FGTS. Neste caso, é só seguir os passos abaixo:
- Abra o app do FGTS, disponível para Android e iOS;
- Faça o login;
- Vá na opção “Meus saques”;
- Toque em “Outras situações de saque”;
- Clique em “Aposentadoria”;
- Selecione “Solicitar Saque”;
- Envie os documentos solicitados, incluindo a Certidão;
- Pronto! Em cerca de um mês, é possível ter o dinheiro liberado.
Como fazer o cadastro no Meu INSS?
- Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS no seu celular (Android ou iOS).
- Clique em cadastrar senha;
- Toque em ‘Crie sua conta gov.br’ e selecione a opção ‘Número do CPF’;
- Informe seus dados pessoais, como número do CPF e nome completo e clique em ‘avançar’ para conceder as demais informações;
- Confirme seu e-mail e o número do celular;
- Crie sua senha e retorne ao site Meu INSS e clique em ‘Entrar’;
- Autorize o compartilhamento dos seus dados do gov.br para o INSS;
- Em seguida, confirme o histórico da sua vida de trabalho, incluindo datas e nomes de empresas em que trabalhou. Nesse momento, é bom ter a sua carteira de trabalho em mãos;
- Prontinho! Você já pode usar o Meu INSS.
Outros serviços disponíveis no Meu INSS
- Alterar pagamento para conta-corrente;
- Carta de Concessão;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Consulta do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Declaração de Benefício do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Emitir extrato de pagamento;
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Encontre uma Agência;
- Enviar documentos digitalizados;
- Prova de Vida Digital;
- Recurso e revisão;
- Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Salário-maternidade;
- Simular a aposentadoria;
- Solicitar aposentadoria e outros benefícios do Instituto.