A metodologia ativa está entre as mais valorizadas atualmente. Surge como um sistema de aprendizagem eficiente para os alunos do século XXI, independente da idade.
Está cotada para ser implementada em muitas escolas, faculdades e cursos de modo geral. Pode ser algo que faz a diferença até mesmo para as aulas a distância, pois sua aplicação não consiste em nada físico. É a metodologia que trabalha a mente.
Mas afinal, do que se trata a metodologia ativa? Conheça mais sobre o conceito e as vantagens.
O que é metodologia ativa?
Basicamente é o oposto da aprendizagem passiva, na qual os estudantes recebem as informações e as reproduzem em trabalhos, provas ou seminários, por exemplo.
De acordo com especialistas, a metodologia ativa propõe uma abordagem educacional que inclui o aluno como agente de seu próprio aprendizado.
Incentiva do começo ao fim a exposição de ideias para resolução de problemas e desenvolvimento do pensamento crítico, algo necessário para a transformação de crianças e jovens em cidadãos mais responsáveis.
Portanto, esse método permite que os alunos sejam mais estimulados e buscar respostas, tanto formulando ideias próprias quanto pesquisando em fontes seguras. Eles são incentivados a avaliar, criar e analisar todo e qualquer tema proposto, até mesmo questões exatas, como matemática e física.
Vantagens da metodologia ativa
Como você pode ver, a metodologia ativa tende a ser estimulante e envolvente. Também é um sistema que cobra bastante atenção e reflexão do aluno. Ou seja, não é fácil e pode ser algo que demanda mais paciência do professor.
Cada aluno obtém um tempo de aprendizagem, por isso é um método que pode ajudar a deixar as aulas ainda mais personalizadas e humanizadas.
Segundo especialistas, ela funciona de verdade, pois traz os alunos para perto dos conteúdos. Eles se tornam agentes de seu próprio conhecimento e não somente meros receptores.
Algumas das vantagens de apostar na metodologia ativa em qualquer fase do ensino:
- Interação entre professores e alunos muito maior e com mais frequência.
- Colaboração e interação entre os colegas, mesmo que as aulas sejam online, pois podem haver reuniões e trabalhos em grupo.
- Ensino é inclusivo, pois vai atingir todos os alunos, mas de maneira única. Afinal, cada um apresentará uma experiência e aprenderá ao seu modo.
- Estimula a cognição, sobretudo a melhoria da memória.
- Aumenta a compreensão de mundo do aluno das variadas situações que são colocadas para que ele aprenda e pense de forma crítica.
- Maior conhecimento dos conteúdos, sem que sejam somente “decorebas”.
- Senso crítico apurado.
- Maior capacidade de resolução de problemas – e sozinhos, o que é melhor!
- Aproximação com a vontade de querer aprender mais e mais.
- Estudantes mais entusiasmados com as aulas.
- Professores mais satisfeitos com os resultados e interesse dos alunos.
Essas são exemplificações dos benefícios de impor a metodologia ativa em aulas, podendo ser aplicáveis para todo e qualquer curso, até mesmo de esportes, música, jardinagem, programação, entre outros.
Não deixe de ler também outro artigo interessante:
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/pos-pandemia-como-o-ensino-hibrido-pode-ser-adotado-pelas-escolas/