O mercado de investimentos é amplo e dinâmico, por isso, é necessário que você faça um planejamento financeiro que considere suas particularidades para que possa se direcionar nessa vertente.
O entrante no mercado de investimentos pode ter muitas dúvidas e também é mais vulnerável a alguns golpes que ocorrem utilizando o mercado de investimentos dentro da internet, tal como ocorre com o Pix, com o Open Finance e outras ferramentas tecnológicas. Por isso, o planejamento financeiro pode ser fundamental para direcionar a sua entrada no mercado de investimentos e elevar o seu nível de segurança.
Primeiramente, você deve buscar informações através de fontes oficiais e sites confiáveis, como o Banco Central do Brasil (BCB), a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e das fintechs, como o Nubank e o Banco Inter, por exemplo.
Analisar fontes confiáveis é importante para que você adquira conhecimento, já que são empresas que possuem informações voltadas aos investidores através de uma linguagem descomplicada e dinâmica.
Ao definir suas metas dentro de um planejamento financeiro é importante que você questione alguns pontos relevantes para que possa atender a sua própria necessidade atual e em longo prazo.
Confira alguns exemplos de questionamentos que você pode fazer para orientar o seu planejamento:
Qual opção disponível no mercado atual pode atender melhor a sua necessidade quanto a uma reserva de emergência? Dentre outras perguntas que sejam pertinentes a sua necessidade atual e ao seu objetivo em longo prazo.
Além disso, é importante que você analise os riscos envolvendo o mercado de investimentos para que você direcione o seu planejamento de maneira estratégica.
É cabível que o novo investidor comece por opções de renda fixa e diversifique suas possibilidades, investindo valores baixos. Dessa forma, você poderá entender, de forma prática, o funcionamento do mercado. Ao passo que poderá elevar a sua segurança para entender e aceitar riscos de investir, considerando perdas e ganhos.