Menores aprendizes ganham oportunidade única 

De acordo com um levantamento atualizado pelo Ministério da Economia, entre janeiro e março de 2021, foram criadas cerca de 43 mil vagas de trabalho para menores aprendizes no Brasil. 
Esses dados representam um crescimento de 47% em relação ao primeiro trimestre de 2020, que registrou queda durante o ano.

Dessas oportunidades, no estado do Paraná, por exemplo, são 2.416 novas vagas e somente na cidade de Curitiba foram contratados 416 jovens. 

A Vapza Alimentos é uma das empresas que aposta na contratação de jovens pelo Programa Jovem Aprendiz. 

Esta é uma das maneiras de contratação de profissionais entre 14 e 24 anos e tem como objetivo estimular o primeiro emprego e a formação profissional dos jovens nessa idade. 

A empresa conta com 14 menores aprendizes em seu quadro de colaboradores, ou seja, 5% dos funcionários e a empresa busca aumentar esse número. 

A empresa possui em seu quadro de funcionários 14 menores aprendizes, o que corresponde cerca de 5% dosEmprego colaboradores e que, segundo a empresa o número tende a crescer: 

“Para nós, é muito gratificante fazer parte do início da jornada destes jovens no mercado. Muitos deles seguem carreira conosco e conseguimos acompanhar fases importantes da vida de cada um deles”, ressalta Beatriz Gonçalves, Coordenadora de Recursos Humanos da Vapza Alimentos. 

Programa Aprendiz Nota 10

A Vapza possui o Programa Aprendiz Nota 10 Vapza, que busca capacitar os jovens promissores para o mercado de trabalho, oferecendo oportunidades que acabam surgindo dentro da própria empresa. 

“Mesmo que o colaborador não fique trabalhando conosco, sabemos que ele terá experiência e know how para outras oportunidades que surgirem fora da empresa, desta forma, seguimos cumprindo assim nossa missão de transformar suas vidas”, complementa Beatriz.

O colaborador e Jovem Aprendiz, Davi Leal dos Santos Marçal Vieira, de 23 anos, entrou na Vapza há um ano para integrar a equipe de marketing pelo projeto ABC Vida e conta que sua experiência na área está sendo promissora: “Faço faculdade na área de TI, mas por estar atuando dentro do marketing pretendo ir para a área de Desenvolvimento de Sistemas e ficar atento nas vagas que forem surgindo pelo programa Aprendiz Nota 10”, explica.

Para a coordenadora a empresa oferece oportunidades para quem deseja aprender, se destacar, ser colaborativo, proativo e resiliente.  

Essas características fazem parte do que a empresa busca no mercado, procurando profissionais que desenvolvam a boa execução das tarefas e convivência em equipe. 

Para João Victor Ribeiro Vieira, que atua no setor de logística da empresa, o ponto principal é estar ligado nas oportunidades. 

“Trabalhei nessa área por 9 meses, e nesse meio tempo iniciei a faculdade. Por conta disso, surgiu uma oportunidade na área dentro da empresa e consegui mudar de setor para TI, onde estou atualmente”, observa Ribeiro. João finaliza dando dicas para quem é menor aprendiz ou para quem pretende se cadastrar em algum programa de recrutamento”, revela.

“Você não vai iniciar cuidando de um setor todo sozinho, então não se desanime se te derem tarefas pequenas. Vão te ver e te reconhecer pelo bom trabalho que você faz, e vão confiar em você para executar e cuidar de mais e mais coisas ao decorrer dos teus dias. Faça com prazer, enriqueça os olhos de quem vai estar olhando e tua recompensa virá logo, muitas vezes ainda melhor do que você espera”, finaliza.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Pagamentos do Auxílio Emergencial 2021: parcelas 6 e 7

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.