Memorando: Documento oficial para comunicação institucional

Memorando é um documento oficial com redação objetiva, linguagem simples e de fácil leitura, cujo objetivo é servir de comunicação interna dentro de uma instituição. É um dos gêneros textuais da gramática, assim como o ensaio, diário, relatório e notícia.

O texto deve ser simples e direto ao ponto, uma forma de ser lembrado por quem o lê. Devem constar, de preferência, em uma única página, na face da folha. O memorando não costuma ser cobrado em redações de vestibulares e escolas, mas pode aparecer em provas específicas de concursos públicos. Este gênero é pouco conhecido por quem não têm convívio direto com empresas e repartições privadas.

Características do memorando

No memorando sempre vai constar uma mensagem importante que deverá ser lida pelo destinatário. Por ser veiculado para funcionários de uma empresa, que geralmente têm pouco tempo para burocracias, este documento tem que ser o mais breve possível, com o mínimo de folhas e evitando palavras rebuscadas. Não deixa de ser um documento formal, mas não tanto quanto o ofício.

Em resumo, as características são:

  • Texto curto
  • Linguagem simples, de fácil entendimento
  • Objetivo
  • Formal
  • Meio de comunicação interna
  • Tem como destinatários funcionários de uma empresa

Estrutura

O texto deve obedecer a uma estrutura fixa, que inclui:

  • Timbre (imagem impressa ou carimbada) da instituição;
  • Número do documento incluindo o ano;
  • Local e data;
  • Remetente;
  • Destinatário com menção ao cargo que ocupa ou apenas o setor;
  • Assunto;
  • Vocativo com pronome de tratamento e nome do receptor da mensagem (opcional)
  • Mensagem;
  • Despedida;
  • Assinatura e cargo;
  • Texto com alinhamento justificado;
  • Espaçamento de 4 cm após o timbre
  • Espaçamento de 2 cm após o assunto.

 

Exemplo

Timbre da instituição

(4cm)

 

Memorando nº 03/2019

Salvador, Bahia, 15 de março de 2019

De: direção

Para: professores

Assunto: uso do laboratório de informática

(2cm)

 

Caros docentes,

Devido ao período de manutenção necessária nos computadores do laboratório de informática, ficam suspensas temporariamente as atividades no recinto entre os dias 15 e 22 de março deste ano.

Posterior à manutenção, os professores deverão seguir o novo calendário de uso, que segue abaixo.

 

Segunda: professora Denise

Terça: professor Carlos

Quarta: professora Geisa

Quinta: professora Juliana

Sexta: professor Antoniel

 

Certo de contar com a compreensão e colaboração de todos, agradeço desde já.

Atenciosamente,

A direção

 

Memorando X outros gêneros

O caráter informativo do memorando também se aplica a outros gêneros como o ofício, a notícia e o aviso, fazendo com que sejam confundidos.

As suas características também se aplicam ao ofício, mas este é mais formal e restrito. O ofício é utilizado para objetivos oficiais e destina-se, exclusivamente, para órgãos públicos , tribunais e secretarias que compõem o Estado. Por isso, sua preparação exige mais cuidado, principalmente com a gramática.

Enquanto o memorando é voltado para funcionários de uma instituição cujo cargo está abaixo do emissor do documento, o ofício dirige-se a autoridades e profissionais de setores diferentes, independentemente da hierarquia do cargo. Geralmente é escrito em papel simples e, assim como o memorando, de preferência na primeira face da folha.

O memorando também não pode ser confundido com um aviso. Embora ambos tenham a função de transmitir um informação, apresentam texto breve e linguagem clara, a estrutura que caracteriza cada um apresenta algumas diferenças.

O aviso é um gênero textual expositivo informativo, que pode ser redigido para ambientes públicos e privados. Objetiva informar, noticiar e levar o conhecimento de algo

aos membros. Dentre os seus principais usos estão a comunicação de eventos e mudanças. Pode ser direto ou indireto e estruturado com o timbre da empresa, número de identificação, título ou assunto, corpo do texto, local, data, mês, ano e assinatura.

Outro gênero em que o memorando é confundido é a notícia. Embora os dois noticiem algo, apresentam estruturas distintas. Conceitualmente, a notícia é uma informação sobre um fato que tem  certa relevância diante de uma comunidade ou é uma novidade sobre algo que repercutiu. No entanto, a notícia diferencia-se do memorando por ser um gênero textual feito para alcançar o maior número possível de pessoas.

Para isto, utiliza diversos meios de comunicação como televisão, rádio, jornal impresso, site, revista, dentre outros. A notícia, assim como o memorando, deve optar pela imparcialidade e neutralidade,  evitar expor opiniões e julgamentos, e preferir o uso de frases curtas.

Exemplo de ofício

OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO

Ofício nº (número)/ (ano)

À

(Nome do órgão, ex: Secretaria de Educação)

Município de (cidade) – (UF)

(Nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar nº) e no RG nº (informar nº), residente e domiciliado à (rua), nº (número) – (bairro), CEP (CEP), nesta cidade de (município) – (UF), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria solicitar providências no sentido de que sejam feitas melhorias no cardápio dos estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio, visto que precisam de uma alimentação adequada com inclusão de mais frutas e menos frituras e guloseimas.

(Local), (dia) de (mês) de (ano)

(Assinatura)

(Nome)

 

Exemplo de aviso

(Timbre da instituição)

Nome da instituição

Aviso nº 01/2019

 

Concurso Vestibular 2019.2

A Comissão Permanente do Vestibular da Fundação XXX solicita que todos os candidatos compareçam aos locais de prova com 1 (uma) hora de antecedência para o início das provas, portando documento original de identificação com foto.

Cidade, data, mês, ano.

(Assinatura do emissor do aviso)

 

Exemplo de notícia

 

Prova do Enem 2019 não terá folha de rascunho para economizar papel

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma nova diagramação na edição de 2019. Com a mudança, a prova não terá mais folha de rascunho. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cadernos de questões terão um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação.

A medida gerará “uma significativa economia com papel e impressão”, de acordo com o instituto. Além da mudança na diagramação, os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual.

A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do Enem será feita principalmente a distância, reduzindo a capacitação presencial. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas trabalham na aplicação das provas. Segundo o Inep, essa medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país.

Neste ano, o exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Economia

As medidas que serão adotadas no Enem fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep. O Programa recorre a um modelo de tutoria, no qual consultores externos atuam em conjunto com as equipes internas.

Ao todo, o Inep estima uma economia de R$ 42 milhões nos exames e avaliações de 2019 que estão a cargo da autarquia. Economia que, ao longo do ano, pode ser ainda maior do que a esperada.

— Com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais. Todas as medidas de economia estão sendo adotadas de forma a manter a qualidade na impressão, distribuição, monitoramento, segurança e aplicação dos exames do Inep — , diz o presidente da autarquia, Marcus Vinicius Rodrigues, em nota divulgada pela entidade.

Além do Enem, o Inep é responsável por avaliações como a Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

(Zero Hora, 11/03/2019)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.