Professor, você tem pensado em estratégias para melhorar a saúde mental dos estudantes? Quer encontrar ferramentas que possam auxiliar nesse sentido, visando criar uma atmosfera mais saudável e segura para as crianças e os adolescentes?
Neste texto, trouxemos algumas sugestões e reflexões que podem lhe ajudar nesse objetivo tão nobre. Acompanhe-nos.
Como melhorar a saúde mental dos estudantes?
Algumas mudanças, por menores que possam parecer, ajudam na hora de melhorar a saúde mental dos estudantes. Essas mudanças tendem a criar um ambiente mais saudável, acolhedor e promissor para as crianças e os adolescentes. Se você deseja investir nesse tipo de estratégia, considere colocar em prática algumas de nossas sugestões:
1. Considere realizar campanhas de conscientização
As campanhas de conscientização podem ser um bom caminho na hora de melhorar a saúde mental dos estudantes. Isso porque o conhecimento pode ser uma ferramenta crucial na hora de cuidarmos da nossa saúde como um todo. Sendo assim, fazer campanhas que disseminem informações sobre depressão, ansiedade, estresse e outras questões de saúde mental, pode ser bem promissor.
Você pode usar cartazes, palestras, entregar informativos, fazer rodas de conversa e até mesmo projetos com os alunos. Use a criatividade na hora de transmitir esse tipo de conhecimento tão importante.
2. Crie espaços de escuta e acolhimento
Ter espaços de acolhimento na escola também pode ajudar a melhorar a saúde mental dos estudantes. Você não precisa oferecer um setting terapêutico, mas oferecer uma escuta ativa, com base em um bom diálogo, pode ser um bom caminho. Às vezes, os alunos têm angústias, dúvidas e medos, e não têm a quem recorrer. Um espaço de diálogo pode ajudar nesse sentido.
3. Ofereça um ambiente confortável e saudável
O ambiente, físico mesmo, precisa ser confortável e saudável. Procure averiguar se as salas contém uma boa iluminação, se estão organizadas, como está a circulação de ar e até mesmo a temperatura ambiente. Verifique as mesas e cadeiras, visando oferecer estrutura para os seus alunos.
Sabemos que nem sempre isso depende dos funcionários da escola, especialmente em escolas públicas. Porém, cuidar do que está ao nosso alcance pode ajudar na hora de desenvolver um espaço mais agradável.
4. Incentive hábitos saudáveis de vida
Sempre que possível, procure incentivar hábitos saudáveis de vida. Você pode conscientizar os alunos sobre as práticas de atividades físicas, bem como apresentar a importância da boa alimentação e higiene. Conversar sobre o sono e o descanso, como mola propulsora para um bom desenvolvimento, também é relevante.
Quanto mais instigarmos nossas crianças e adolescentes a cumprirem uma rotina mais saudável, maiores serão as chances de melhorar a saúde mental dos estudantes.
5. Incentive a psicoterapia
Por fim, considere incentivar a procura pela psicoterapia. Às vezes, especialmente na adolescência, os indivíduos podem passar por mudanças e acontecimentos que geram angústia e questionamentos. Assim sendo, incentivar a procura pela psicoterapia pode ser um caminho muito relevante, uma vez que os jovens entenderão que essa prática é benéfica para a saúde como um todo.
Seja você um incentivador daquelas mudanças positivas que deseja ver no ambiente escolar. Se todo mundo fizer um pouquinho, poderemos mudar muita coisa neste mundo!