Na hora de lidar com o medo de decepcionar o chefe, como você costuma agir? Você é do tipo que “se esconde” das responsabilidades apresentadas pelo chefe, ou encara a situação de frente, mesmo com o frio na barriga?
De todo modo, existem algumas considerações e reflexões que podem ser úteis nesse tipo de situação. E neste texto nós apresentamos algumas delas. Inspire-se com nossos apontamentos e comece a buscar soluções para o seu caso. 😉
Como lidar com o medo de decepcionar o chefe?
O medo de decepcionar o chefe é mais comum do que você imagina. Porém, o que difere um caso do outro é a intensidade que o medo tem sobre a vida profissional do sujeito. Se o medo está incapacitando, travando a carreira e impedindo você de assumir novas responsabilidades, talvez seja o momento de dar uma atenção a mais para isso.
Abaixo trouxemos algumas reflexões que podem ser úteis, mas lembre-se: cada caso é um caso, e você deverá fazer uma autoanálise para entender o que está acontecendo e como você pode lidar com isso. Inclusive, em alguns casos a ajuda profissional (de um psicólogo) também pode ser bem-vinda, ok?
Dito isso, vamos às considerações:
1. Entenda o seu medo
Um ponto muito interessante, mas que nem sempre é levado em conta, é o entendimento do medo. A pessoa pode até saber que tem medo de decepcionar o chefe, mas, na prática, pode ser que esse medo signifique outra coisa, como:
- Medo porque não tem uma habilidade muito bem desenvolvida;
- Angústia e medo de ser demitido;
- Medo porque a autoestima está baixa;
- Falta de confiança na própria atuação profissional;
- Medo do que os colegas vão pensar se o chefe der um feedback negativo;
- E assim por diante.
Entender o que o medo representa pode ajudar a lidar com a causa maior da angústia. Por exemplo, se o medo se relaciona com a falta de habilidade, que tal investir na aprendizagem a partir de agora?
2. Pratique o autoconhecimento e fortaleça sua autoestima
Muitas vezes, o medo de decepcionar o chefe também está associado com a falta de autoconhecimento. Sabe por quê? Porque se você não se conhece de fato, como poderá saber no que é bom?
Se não conhecemos nossas habilidades, nossa autoestima pode ficar afetada. Isso pode vir a provocar efeitos na nossa autoconfiança, causando aquele medo de fazer algo errado.
3. Busque a psicoterapia
Buscar a psicoterapia também pode ajudar. Afinal, dependendo do motivo ou dos motivos pelos quais você tem medo de decepcionar o chefe, a terapia pode ajudar a entender as suas emoções por trás disso, lidando com elas.
4. Converse com o seu chefe e alinhe expectativas
Às vezes, conversar com o chefe e alinhar as expectativas pode diminuir o medo. Isso porque ambos saberão o que esperar de um determinado trabalho, diminuindo aquela tentativa de ser perfeito, por exemplo.
Até porque, em alguns casos, você pode estar com a régua em uma altura, e o chefe em outra, o que atrapalha na hora de mensurar se os resultados foram bons ou ruins. Por isso, alinhe as expectativas e veja como isso também pode ajudar a lidar com o medo!