O medo de assumir responsabilidades no trabalho pode travar a sua jornada profissional. Afinal, é possível que você esteja abrindo mão de uma série de atividades interessantes por ter o medo de não dar conta de tudo.
Porém, e se lhe disséssemos que, em muitos casos, o medo é natural? E ainda, que pessoas bem-sucedidas também sentem esse medo antes de iniciar algo importante? Pois é!
Quando sentimos medo, tendemos a achar que somos os únicos que ficamos daquela forma. Porém, a verdade é que muitas pessoas se sentem receosas quando há a possibilidade de assumir novas responsabilidades.
Por isso, neste conteúdo nós trouxemos algumas considerações que podem ser úteis. Continue lendo.
Como lidar com o medo de assumir responsabilidades no trabalho?
Para lidar com o medo de assumir responsabilidades no trabalho é preciso escutá-lo. Isto é, devemos dar um pouco mais de atenção para o que sentimos, a fim de elaborar nossos medos e receios, buscando formas de lidar com cada um deles.
Afinal, apenas negligenciar o medo e fingir que está tudo bem não fará com que você magicamente crie coragem, concorda?
Por isso, não negligencie o que você sente. Respeite os seus limites, entenda-os e vá desbravando novos caminhos de forma gradativa.
Além disso, considere os apontamentos abaixo:
1. Entenda que o medo faz parte e é uma tentativa de proteção
O medo, em nossas vidas, serve para nos proteger de situações que tendem a ser negativas. Isto é, o medo nos protege da vergonha, da dor, da doença, e por aí vai. No caso do trabalho, o medo tenta nos proteger da ideia de que faremos tudo errado e seremos humilhados ou perderemos o nosso trabalho, por exemplo.
Sendo assim, entenda que o medo faz parte da vida de qualquer ser humano mentalmente estável. Mesmo a pessoa mais segura de si se sentirá com medo em determinadas circunstâncias.
Quando enxergamos o medo como uma ferramenta de proteção, que nos ajuda a ir adiante com cautela, percebemos que é possível seguir em frente mesmo com aquele “frio na barriga”.
2. Saia da zona de conforto de forma gradativa
Você não precisa assumir responsabilidades gigantescas de um segundo ao outro. O ideal é que você vá se soltando da sua zona de conforto de forma gradativa, viabilizando um desenvolvimento de habilidades que ajudem a assumir as novas responsabilidades.
Um passo de cada vez!
3. Conte com o apoio do seu gestor ou colegas
Não tenha medo de tirar dúvidas e solicitar ajuda de quem está ao seu lado. Afinal, uma das formas de lidar com o medo de assumir responsabilidades no trabalho é justamente saber com quem se pode contar. Converse com seus colegas e gestores, diga que está disposto a ir adiante e que almeja receber direcionamentos e feedbacks relevantes. Isso pode ser bastante útil 🙂
4. Cuide da sua saúde mental
Cuide da sua saúde mental de forma geral. Pratique o autoconhecimento, busque apoio psicológico quando o medo de assumir responsabilidades no trabalho for incapacitante e inclua hábitos saudáveis na sua vida. Tudo isso, reunido, pode ser interessante para você. Invista no seu desenvolvimento!