Medo de assumir responsabilidades no trabalho: É possível vencê-lo?

Medo de assumir responsabilidades no trabalho: É possível vencê-lo?

medo de assumir responsabilidades no trabalho pode travar a sua jornada profissional. Afinal, é possível que você esteja abrindo mão de uma série de atividades interessantes por ter o medo de não dar conta de tudo.

Porém, e se lhe disséssemos que, em muitos casos, o medo é natural? E ainda, que pessoas bem-sucedidas também sentem esse medo antes de iniciar algo importante? Pois é!

Quando sentimos medo, tendemos a achar que somos os únicos que ficamos daquela forma. Porém, a verdade é que muitas pessoas se sentem receosas quando há a possibilidade de assumir novas responsabilidades.

Por isso, neste conteúdo nós trouxemos algumas considerações que podem ser úteis. Continue lendo.

Como lidar com o medo de assumir responsabilidades no trabalho?

Para lidar com o medo de assumir responsabilidades no trabalho é preciso escutá-lo. Isto é, devemos dar um pouco mais de atenção para o que sentimos, a fim de elaborar nossos medos e receios, buscando formas de lidar com cada um deles.

Afinal, apenas negligenciar o medo e fingir que está tudo bem não fará com que você magicamente crie coragem, concorda?

Por isso, não negligencie o que você sente. Respeite os seus limites, entenda-os e vá desbravando novos caminhos de forma gradativa.

Além disso, considere os apontamentos abaixo:

1. Entenda que o medo faz parte e é uma tentativa de proteção

O medo, em nossas vidas, serve para nos proteger de situações que tendem a ser negativas. Isto é, o medo nos protege da vergonha, da dor, da doença, e por aí vai. No caso do trabalho, o medo tenta nos proteger da ideia de que faremos tudo errado e seremos humilhados ou perderemos o nosso trabalho, por exemplo.

Sendo assim, entenda que o medo faz parte da vida de qualquer ser humano mentalmente estável. Mesmo a pessoa mais segura de si se sentirá com medo em determinadas circunstâncias.

Quando enxergamos o medo como uma ferramenta de proteção, que nos ajuda a ir adiante com cautela, percebemos que é possível seguir em frente mesmo com aquele “frio na barriga”.

2. Saia da zona de conforto de forma gradativa

Você não precisa assumir responsabilidades gigantescas de um segundo ao outro. O ideal é que você vá se soltando da sua zona de conforto de forma gradativa, viabilizando um desenvolvimento de habilidades que ajudem a assumir as novas responsabilidades.

Um passo de cada vez!

3. Conte com o apoio do seu gestor ou colegas

Não tenha medo de tirar dúvidas e solicitar ajuda de quem está ao seu lado. Afinal, uma das formas de lidar com o medo de assumir responsabilidades no trabalho é justamente saber com quem se pode contar. Converse com seus colegas e gestores, diga que está disposto a ir adiante e que almeja receber direcionamentos e feedbacks relevantes. Isso pode ser bastante útil 🙂

4. Cuide da sua saúde mental

Cuide da sua saúde mental de forma geral. Pratique o autoconhecimento, busque apoio psicológico quando o medo de assumir responsabilidades no trabalho for incapacitante e inclua hábitos saudáveis na sua vida. Tudo isso, reunido, pode ser interessante para você. Invista no seu desenvolvimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?