De acordo com informações oficiais do Ministério da Educação (MEC), recentemente foi realizada uma visita técnica em Brasilia, com a finalidade de analisar o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE do Brasil.
MEC: PNAE do Brasil se torna referência estratégica alimentar
Segundo destaca a divulgação oficial, o evento contou com a presença de representantes dos países de El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, República Dominicana e da Comunidade do Caribe.
O encontro faz parte do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Países da América Latina e do Caribe debatem iniciativas voltadas para alimentação escolar
Segundo destaca a divulgação oficial, o intercâmbio e a cooperação entre os países visa fortalecer e aprofundar o impacto dos principais acordos, planos e estratégias sobre segurança alimentar, melhor nutrição e erradicação da fome, tendo como referência a experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE do Brasil.
A experiência acumulada pelo PNAE do Brasil é descrita como uma política social, ampla e universal para a educação pública, sistemática, baseada em marcos legais, em ações de educação alimentar e nutricional e na oferta de uma dieta saudável, adequada e regionalizada nos centros educacionais com, pelo menos, 30% dos produtos adquiridos da agricultura familiar, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Sobre o PNAE
Devido a essas características, o PNAE é reconhecido como referência do Programa de Cooperação Internacional para outros países. Sua estrutura é organizada para atender diretamente quase 41 milhões de estudantes por dia, em regime colaborativo com 27 unidades da federação e 5.570 municípios brasileiros, explica a divulgação oficial.
O Programa de Alimentação Escolar no Brasil cresceu em abrangência e qualidade, ressalta o Ministério da Educação (MEC). Atualmente, fornece refeições diversificadas, que atendem a critérios nutricionais específicos e se vinculam às culturas locais das regiões brasileiras.
Conforme destaca a divulgação oficial, o PNAE tornou-se um veículo para a promoção da saúde no ambiente escolar, favorecendo a construção de hábitos alimentares adequados e saudáveis e da educação alimentar e nutricional de estudantes da educação básica da rede pública brasileira.
Cooperação técnica
O Ministério da Educação (MEC) explica que a cooperação técnica internacional brasileira é pautada nos princípios da colaboração, da horizontalidade e do respeito à soberania dos países, nesse sentido, a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), se configura também como um importante instrumento de apoio aos países que a compõem, como forma de superar desafios e estimular o crescimento.
Por meio da socialização de conhecimentos, de experiências positivas, pode-se para a capacitação de recursos humanos, para o fortalecimento das instituições dos países cooperantes e de suas políticas de alimentação escolar, de acordo com a divulgação oficial.