O MEC (Ministério da Educação) está ofertando 136 cursos de maneira online via EAD (Ensino a Distância) através da plataforma digital Avamec, visando auxiliar milhões de alunos.
A página foi criada para fornecer um local virtual para aprendizagem, através de cursos à distância com o objetivo de complementar os cursos presenciais, projetos de pesquisa, e várias outras maneiras de apoio educacional.
A saber, a plataforma Avamec também conta com o apoio de autarquias ligadas ao ministério, secretarias estaduais, municipais e parceiros.
Quem tiver interesse nos cursos devem acessar o site da Avamec e realizar a inscrição. No final do curso, os alunos receberão o certificado de conclusão.
Para se ter uma ideia, atualmente cerca de 2 milhões de pessoas ativos na plataforma disponibilizada pelo MEC, número que tende a crescer nos próximos meses.
Cursos mais acessados na plataforma virtual Avamec
Através do site da plataforma se identifica quais são os cursos mais acessados pelos estudantes. Atualmente, o curso “Práticas de Alfabetização” está em primeiro lugar, com mais de 5 milhões de acessos.
Em segundo lugar, está o curso “Alfabetização baseada na ciência” com mais de 3,8 milhões de acessos.
EAD e pandemia da covid-19
Por conta da pandemia do novo coronavírus o EAD tem ganhado cada vez mais adeptos. Se antes mesmo da chegada da covid-19 o ensino à distância estava em crescimento, nos tempos atuais ele domina o mercado.
Além disso, iniciativas como a do Ministério da Educação em fornecer cursos gratuitos ajudam na complementação do ensino de milhões de alunos.
Ademais, a plataforma acaba criando um ambiente colaborativo de estudo, ajudando na compreensão de temas antes abordados em cursos presenciais.
E então, gostou das oportunidades ofertadas pelo MEC?
Não deixe de ler também – Plataforma oferece 20 mil vagas gratuitas para alunos de escolas públicas estudarem para o ENEM.