O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (14) o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe).
Tal documento traz experiências que trouxeram bons resultados referentes à alfabetização em diversos países.
De acordo com o MEC, o objetivo é proporcionar melhorias nas políticas públicas já existentes e criar novas que tragam benefícios, sobretudo nas práticas de ensino de leitura, escrita e matemática no Brasil.
Não há o que ser comemorado, diz ministro
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou que o avanço do país no que diz respeito à universalização do acesso de estudantes às primeiras séries do ensino fundamental, é preciso respostas diferentes nas avaliações.
Resultados de exames internos, como por exemplo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e externos, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), expõem que a falhas de aprendizagem. Afinal, a maioria dos estudantes nessa fase do ensino não consegue compreender o que lê.
“Quando considerado o assombroso índice de analfabetismo funcional, é perceptível que não há muito a ser comemorado. As crianças estão indo para a escola, mas o aprendizado efetivo tem sido bastante questionável”, analisou o ministro.
A formação de professores, elaboração de currículos e materiais didáticos apropriados a todas as fases de desenvolvimento dos estudantes são temas que merecem maior atenção, de acordo com Milton Ribeiro.
Ele aproveitou ainda para fazer um alerta sobre a alfabetização, que consiste em uma área que demanda esforços redobrados em tempos de pandemia.
“Reconhecendo que o domínio da leitura e da escrita são a chave para o conhecimento em todas as áreas do saber, entendemos que dar centralidade às políticas públicas de alfabetização no processo de melhoria do ensino é escolha sábia e acertada”, disse o ministro.
Relatório
O documento traz os debates mais recentes sobre o tema para ajudar educadores a melhorar a qualidade da alfabetização no Brasil.
O termo “evidências”, usado no relatório, diz respeito a achados de alfabetização que resultam de pesquisas científicas.
“Uma alfabetização baseada em evidências é aquela que emprega procedimentos e recursos cujos efeitos foram testados e se mostraram eficazes”, explica o relatório.
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