O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, dia 6 de abril, o edital de lançamento do Projeto Verticaliza EPT, que visa o aproveitamento de estudos de cursos técnicos de nível médio em cursos de ensino superior. O prazo para a adesão das instituições de ensino está aberto.
A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
De acordo com o edital, podem se inscrever para participar do projeto as instituições de ensino superior das redes estaduais, municipais, distrital e federal que ofertam cursos técnicos e superiores de tecnologia, além dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas, militares, comunitárias e confessionais.
As instituições podem aderir ao Projeto Verticaliza EPT até o dia 31 de maio. Ainda conforme o edital, as inscrições devem ser feitas no site do IFSP.
De acordo com o MEC, o objetivo é ofertar um curso de capacitação dos profissionais da educação para que desenvolvam planos pedagógicos que possibilitem o aproveitamento de estudos de nível médio em cursos de nível superior de tecnologia.
O projeto prevê formar seis turmas de capacitação em dois anos. O início do curso de aperfeiçoamento tecnológico, cuja carga horária total é de 180 horas, está previsto para julho deste ano. O curso será desenvolvido em três meses.
De acordo com o edital, o público-alvo são os docentes das instituições de ensino que se inscreverem no projeto. Nesse sentido, o curso vai capacitar 260 profissionais da educação, de 65 instituições.
Os docentes que concluírem o curso e obtiverem a aprovação nos seis módulos receberão o certificado de Aperfeiçoamento Tecnológico, emitido pelo IFSP. Acesse o site do IFSP para consultar o edital do Projeto Verticaliza EPT na íntegra.
Com informações da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFAM publica os desempenhos individuais da 1ª e 2ª etapas do PSC 2021.