Por meio da portaria Nº 41, de 20 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Na portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a pasta definiu as áreas do cursos cujos alunos serão avaliados nesta edição.
Nesse sentido, de acordo com o MEC, farão o Enade 2022, os estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:
I – áreas relativas ao grau de bacharel: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo); Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia, e Turismo.
De acordo com o cronograma do MEC, a aplicação da avaliação do Enade 2022 está prevista para o dia 27 de novembro deste ano.
Ainda conforme as regras estabelecidas pela pasta, farão o exame os ingressantes, que tenham iniciado o curso em 2022 e que tenham no máximo 25% da carga horária mínima, os concluintes dos cursos de bacharelado com 80% ou mais da carga horária mínima, e os concluintes de cursos superiores de tecnologia que tenham completado 75% ou mais da carga horária mínima do seu curso.
O Enade é um exame que visa avaliar os alunos dos cursos de graduação de todo o Brasil. O exame considera os conteúdos previstos nas diretrizes de cada um dos cursos. Desse modo, analisa o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o profissional de cada área.
O exame é um componente curricular obrigatório por determinação do MEC. Portanto, o estudante habilitado que não fizer o Enade sem justificativa ficará impossibilitado de colar grau e receber seu diploma.
Confira mais detalhes no site do Enade.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFMS divulga resultados preliminares da 3ª etapa do Passe e do Vestibular 2022.