A pandemia do novo coronavírus aumentou o nível de sedentarismo dos alunos brasileiros, tanto de escolas públicas quanto particulares. Afinal, com as escolas fechadas, muitos ficaram sem a oportunidade de se exercitar em locais abertos com as aulas de educação física.
Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) elaborou materiais voltados para professores de Educação Física e demais profissionais dessa área que desejam manter seus alunos ativos mesmo em distanciamento social.
A série de conteúdos apresenta aos interessados exercícios físicos que podem ser feitos sem sair de casa e que não oferecem riscos às crianças e aos adolescentes.
De acordo com o MEC, o material foi desenvolvido em conjunto com o projeto Impulsiona. Quem tiver interesse pode fazer o download gratuito. Além disso, os educadores que baixarem os arquivos diretamente do site podem também compartilhar com os estudantes ou então aproveitá-los para montar suas próprias aulas a distância.
O que diz o MEC
“O esporte reforça a imunidade e a saúde mental e emocional das crianças e adolescentes, por isso precisa ser incentivado de forma segura”, ressalta Renato de Oliveira Brito, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, do MEC. “Preparamos mais de 70 sugestões para todos os gostos: desde yoga até boliche com materiais alternativos”, disse.
Já Vitor de Angelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, fala que os professores de Educação Física estão tentando inovar em sua didática para chamar a atenção dos alunos.
“Eles estão se reinventando para seguirem os protocolos de saúde e manterem os alunos em movimento. Dessa forma, reduzem o estresse, a ansiedade e o tempo excessivo das crianças em frente às telas do computador ou do celular.”
Além dos conteúdos disponíveis para download, MEC e Impulsiona mantêm uma série de webinários com professores de Educação Física. Gabriel Schiller, professor de Porto Alegre (RS), foi um dos convidados.
“Esses bate-papos nos ajudam, professores, a descobrirmos o que tem dado certo ou errado no ensino durante a crise. Muitas ideias podem ser replicadas com facilidade em qualquer escola pública do país.”
Acesse o conteúdo no site do Impulsiona clicando aqui.
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