O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um grupo de trabalho para atualizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18), a Portaria 411/21 estabelece que o grupo terá seis meses, a partir de hoje, para discutir as mudanças e concluir os trabalhos.
SEB irá coordenar o grupo
De acordo com o documento, a Secretária de Educação Básica (SEB) do MEC irá coordenar os trabalhos. O grupo deve se reunir uma vez por mês para debater as alterações no Enem e no Encceja. O grupo contará com membros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelos exames, com integrantes da SEB e da Secretaria de Educação Superior (Sesu).
Ainda conforme a Portaria, integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime, também deverão compor o grupo de trabalho.
O grupo deve atuar no sentido de atualizar e modernizar os exames. Desse modo, pode haver uma reformulação das provas. A logística de aplicação dos exames também deve ser repensada, com a redução de gastos, por exemplo.
De acordo com Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE, em maio deste ano, o MEC já previa iniciar conversas sobre mudanças no Enem. Na época, Castro sugeriu alguns pontos que precisariam passar por alterações. Nesse sentido, a representante do CNE afirmou que era preciso “adaptar o novo Enem às novas matrizes da BNCC”.
Clique aqui e confira a Portaria 411/21 na íntegra.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!