Matriz SWOT – O Plano é de ação, não de reação! – Parte 4
Após analisar os cenários envolvidos, deve-se tomar decisões. Mas para que as decisões sejam eficazes para o seu negócio, elas precisam de planejamento.
Dividimos a série “Matriz SWOT” em 4 partes . Nesta quarta, e, portanto, última parte falaremos sobre o plano de ação após a análise SWOT.
Agora que já fez toda a sua análise SWOT ( Caso não tenha feito, confira a nossa parte1, parte 2 e parte 3 dessa série), chegou o momento de colocar todo esse aprendizado em prática.
Plano de ação
Depois de toda essa análise, deve fazer um plano de ação.
Esse é o objetivo da matriz SWOT, te dar um direcionamento.
Objetivos
O plano de ação basicamente deve responder as seguintes perguntas:
O que fazer? – Após o mapeamento que a análise SWOT trouxe, qual ação deverá tomar?
Por que fazer? – Baseado em que decidiu?
Quando fazer? – Aqui estamos falando de prazos, coloque datas.
Quem irá fazer? – Nomeie um responsável, se for o caso, a equipe executora.
Como será feito? – Cabe outro planejamento dentro disso, pois estamos falando do processo inteiro.
Quanto vai custar? – Uma prévia dos custos totais.
O plano que dará inícios aos seus planejamentos
Claro que estamos falando de um esboço genérico. Poderá fazer um planejamento melhor, pois após a análise estratégica, é viável que se faça um projeto para cada ação a ser implantada ou implementada na sua empresa.
Empreendedor, essa análise é para você também!
Não importa o tamanho da sua empresa, ou se ainda está apenas pensando em empreender, a análise SWOT é uma ferramenta que pode trazer clareza sobre todos os processos de sua empresa. Isso é um grande diferencial, a estratégia, ela dará direcionamento para o futuro de sua empresa.
Atuar com estratégia é um dos caminhos para seu sucesso.