O atual governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, autorizou a realização de um novo concurso.
Assim, o certame irá oferecer 100 vagas para a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD).
Desse modo, a publicação da autorização ocorreu em edição do Diário Oficial do Estado da última quinta-feira, 09 de junho.
As vagas serão para os cargos de gestor organizacional, da seguinte forma:
- Analista de Compras e Suprimentos, com 20 vagas;
- Analista Contábil, com 20 vagas;
- Gestor Organizacional e de Pessoal, com 60 vagas.
Além disso, é importante lembrar que as vagas do novo certame se destinam a candidatos que possuem curso de nível superior completo e registro profissional na área.
Desse modo, a oportunidade conta com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
De acordo com a organização do concurso, então, em breve ocorrerá a formação de uma comissão organizadora. Assim, esta realizará o processo de seleção da banca examinadora. Isto é, que ficará responsável pela realização das inscrições e aplicação de todas as etapas seletivas do certame.
Ainda não existe nenhuma data para a aplicação das provas. No entanto, a expectativa é de que o processo seletivo aconteça ainda este ano.
Saiba, então, maiores detalhes sobre a seleção.
Carreira passou por alterações
Em dezembro do ano passado, a carreira de Serviços Organizacionais passou a ser uma carreira de gestão organizacional, por meio da Lei 5818.
Nesse sentido, a lei que regulamenta o cargo determina os requisitos da função, que são:
- Analista de Compras e Suprimentos e Gestor organizacional e de Pessoal: Graduação em Nível Superior na área de formação que o edital do concurso público estipular. Ademais, é necessário estar com registro profissional no órgão fiscalizador da profissão.
- Analista Contábil: Graduação em ciências contábeis e registro profissional no órgão fiscalizador da profissão, com habilitação específica na área de atuação, se o edital assim decidir.
Veja também: Concurso Receita Federal 2022 é AUTORIZADO com 699 vagas
Desse modo, os candidatos do futuro concurso do órgão de Mato Grosso do Sul devem se atentar para estes critérios.
Servidores de Mato Grosso do Sul recebem assistência do Viva Saúde
Durante a última terça-feira, 07 de junho, os servidores da Secretaria de Administração e Desburocratização receberam a equipe do programa Viva Saúde. Os atendimentos ocorreram das 8h às 11h.
O objetivo do programa Viva Saúde, portanto, é de garantir a promoção da inclusão de hábitos saudáveis no dia a dia dos servidores. Assim, é possível reduzir o surgimento de diversos fatores de risco que favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares e outras patologias.
Em ação desde o ano de 2006, o programa Viva Saúde vem tem a coordenação do Instituto Ação e Cidadania (IAC). Dessa forma, busca promover diversas ações de conscientização entre os servidores do Estado do Mato Grosso do Sul. Isto é, alertando os mesmos sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis junto da realização de exames de rotina que auxiliam na promoção da saúde e bem-estar.
Por meio do programa social, então, há um processo de triagem da atual situação clínica e física de cada servidor. Todas as ações ocorrem com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de profissionais de enfermagem, fisioterapia e um auxiliar de atendimento.
Durante o processo de triagem são realizados testes de glicemia para a detecção de diabetes, aferição da pressão arterial e pesagem. Além disso, os servidores passam pelo cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).
Mato Grosso do Sul também terá vagas para a SED
Recentemente, o Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, assinou um decreto que autoriza a ampliação das vagas de concurso público à SAD/SED/ADM.
Assim, a finalidade será de preencher cargos de apoio a educação básica da Secretaria de Estado de Educação (SED).
O número, portanto, teve um aumento para 500 vagas, que se destinam a cargos efetivos do quadro pessoal da SED. Dentre este total, então, serão:
- 48 vagas para o cargo de Assistente de Atividades Educacionais.
- 452 vagas para o cargo de Agente de Atividades Educacionais.
No entanto, este último cargo, de Agente de Atividades Educacionais se divide em:
- 242 vagas para o cargo de Agente de Limpeza.
- 210 vagas para o cargo de Agente de Merenda.
Nesse sentido, os cargos serão daqueles candidatos que obtiverem aprovação em todas as etapas do processo seletivo. Portanto, será necessário considerar a classificação deste e o prazo de validade do certame.
Ademais, segundo a organização do concurso, também haverão as vagas a candidatos que optarem pelas vagas reservadas a pessoas negras, indígenas ou pessoa com deficiência (PCD). No entanto, caso estas vagas não se preencham, em razão da ausência de candidatos aprovados, estas serão ocupadas pelos da ampla concorrência. Assim, se considerará a ordem de classificação, por cargo, função e município ou localidade.
Veja também: TRE MG sinaliza concurso para 2023
Nesse sentido, a Coordenação de Lotação da SED indica que, até o último dia 30 de maio, mais de 227 candidatos com aprovação em todas as etapas receberam a convocação para serem lotados em seus respectivos cargos.
Funtrab disponibiliza 2.632 vagas de trabalho
Além das oportunidades como servidor público, o estado ainda conta com outras vagas no setor privado. Dessa forma, é possível que o cidadão consiga se candidatar a diferentes postos de trabalho.
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, então, possui em seu cadastro cerca de 2.632 vagas disponíveis para o mercado de trabalho. Nesse sentido, de todo o número, 1.049 são para a cidade de Campo Grande.
Além disso, serão 303 vagas para a segunda maior cidade do estado, ou seja, Dourados. As localidades de Sidrolândia, Cassilândia e Três Lagoas, ainda, contam com, respectivamente, 108, 103 e 101 postos de empregos disponíveis.
Veja também: Concurso TRT AL publica edital com vagas de técnico e analista
Assim, os cidadãos podem consultar quais são as oportunidades em todo o estado por meio da internet. A lista completa com todas as vagas, portanto, pode ser consultada por meio do endereço eletrônico da Funtrab.
Aqueles que possuem o interesse de concorrer por alguma das vagas, então, podem acessar o aplicativo MS Contrata +. Na plataforma, é possível agendar o atendimento em sua localidade a fim de se aplicar para a oportunidade. No entanto, antes do agendamento via aplicativo, os interessados deverão se cadastrar na Funtrab.