Marketing de conteúdo e franquias: quais benefícios?
Confira como utilizar o marketing de conteúdo a favor do seu negócio
O marketing de conteúdo pode contribuir muito para o sucesso da franquia, conquistando pessoas, atraindo os clientes interessados no produto e mantendo a sua franquia num patamar de sucesso. Por isso que hoje, nós vamos indicar como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua franquia.
Conquistar clientes é o maior desafio de uma franquia. Mas, quando o público está conquistado, as recompensas e os benefícios são enormes para a franquia.
Como o marketing de conteúdo pode ajudar em sua franquia?
O marketing de conteúdo pode ajudar muito mais do que você imagina em sua franquia. Veja como:
Possibilita que você conheça o seu público-alvo
Você e seus colaboradores precisam conhecer de fato o público-alvo de sua franquia, seus costumes, hábitos, preferências e preocupações. E, principalmente, o que leva ele a comprar de você e não de sua concorrência.
Conhecer o seu público-alvo faz com que você direcione suas estratégias para atingi-los de forma pontual.
Por mais que a franqueadora já possua campanhas estratégicas para divulgar o seu produto, você precisa entender o seu cliente, aquele que faz parte da sua região de atendimento. O cliente de uma empresa situada em São Paulo é diferente do cliente de Porto Alegre, ou Fernando de Noronha, por exemplo.
Mantenha presença constante na internet
Saiba que a internet já está consolidada no mercado como a principal maneira de mídia. Assim, é o espaço ideal para que as franquias se aproximem do público-alvo, pois a velocidade com que as informações são propagadas é quase que instantânea.
Este é o motivo pelo qual a sua unidade franqueada precisa estar nas redes sociais, criando conteúdo, divulgando informações sobre o produto e principalmente, conversando com os seus futuros clientes, tirando as suas dúvidas.
Conhecendo o seu público-alvo, você saberá onde ele está e é nessas redes sociais que você precisa investir. Assim você será mais assertivo.
Não esqueça de seguir as normas de comunicação criadas pela franqueadora, você não pode extrapolar os limites.
Foque em conseguir mais clientes, mas não esqueça de manter os clientes antigos
Para manter os clientes antigos da franquia, você pode produzir uma estratégia de fazer o cliente retornar para o seu negócio. Entre as estratégias podem estar:
- Promoções bumerangue: você oferece alguma vantagem para que o cliente retorne;
- Descontos sobre as compras: as compras deste mês apresentam descontos no mês que vem. Normalmente esta estratégia é utilizada em meses de pouco movimento na franquia;
- Procure saber a opinião do cliente sobre a experiência de negociar com a franquia.
Tenha criatividade na produção de marketing de conteúdo
Ao produzir marketing de conteúdo, tenha criatividade suficiente para fidelizar os clientes já existentes e conquistar clientes novos.
O fator criatividade perpassa pela maneira de atrair os clientes, sejam novos ou antigos a consumirem os produtos de sua franquia. Além disso, deve instigar o cliente a retornar, seja para consumir o mesmo produto ou para provar produtos diferentes.
Esteja atento para procurar parcerias de negócios com pessoas que atendam o mesmo público-alvo, mas que não sejam suas concorrentes. Participe de eventos importantes, produzindo conteúdos significativos, oferecendo brindes, entre outras propagandas.
Assim, você levará o seu público a perceber o valor do seu negócio e se sentirá atraído por ele.
Conte com as ideias de marketing de conteúdo oferecidas pela sua franqueadora
A sua franqueadora possivelmente tem uma equipe pronta para te ajudar, conte com a assessoria de marketing da franqueadora para produzir marketing de conteúdo que seja eficaz para a sua unidade franqueadora.
Você pode produzir o seu próprio conteúdo de marketing, mas com apoio de uma assessoria, este trabalho se torna mais eficiente e assim, sua divulgação se torna maior.
Conte sempre com sua franqueadora em tudo o que você precisar. Com certeza você terá o apoio necessário para criar conteúdos que atinjam todos os clientes de sua unidade franqueadora.
Não esqueça de que seus clientes são únicos, pertencentes a uma outra realidade daquela que a unidade piloto possui. Assim, nada melhor do que adequar o seu marketing de conteúdo para a sua clientela.
Mas lembre-se: você precisa conhecer bem o seu público, para atingir de forma eficaz.
Por fim, agora tudo o que precisa é apenas use a criatividade para planejar e gerir corretamente todo o setor de marketing de conteúdo de sua franquia! Essa é com certeza uma área interessante e que fará toda a diferença na hora de alcançar o seu público com muita excelência!
Aposte nisso e confira no dia a dia como é valioso ter um bom marketing de conteúdo em seu negócio!