Mapear processos em uma empresa é fundamental para descobrir os erros existentes e poder tomar decisões para consertar a tempo de não atrapalhar o negócio. Por isso que hoje, nós vamos indicar como o mapeamento de processos pode ajudar seu negócio a crescer mais.
Como mapear os erros mais comuns de uma empresa?
É importante identificar os erros mais comuns em uma empresa. Assim, para resolver com o uso de mapeamento de processos, tem-se os exemplos:
Inexistência de um organograma
A maior dificuldade de um colaborador é saber, de fato, que ele é o responsável pelas atividades desenvolvidas pela empresa. E, quando apresenta algum problema, não sabe a quem se dirigir.
Estabelecer um organograma para definir funções específicas de cada gerente de operações, evita a perda de tempo na busca pela pessoa certa, e muitas vezes o retrabalho, além de elevar a quantidade de erros.
Inexistência de comunicação efetiva dentro da empresa
É preciso que haja na empresa os gestores responsáveis em cada área de atuação. Assim, é essa a pessoa responsável por fazer a comunicação entre a gerência geral e os colaboradores, de forma a manter claro as atividades a serem desempenhadas e os resultados esperados.
Colaboradores não possuem alinhamento com os processos
Empresas que não apresentam direcionamento fazem com que os colaboradores tenham sobrecarga de trabalho e, dessa forma, passam a ficar estressados e com desânimo e falta de motivação.
É preciso que haja um planejamento e delegação de funções. Além disso, se faz necessária uma comunicação eficiente entre gerência e colaboradores. Dessa forma, defina estratégias e obtenha resultados. Nesta ideia, é possível determinar etapas de processos que são importantes e etapas que podem ser realizadas com mais tempo, sem que ocorra sobrecarga nas atividades.
Falta de padronização dos processos
Para que os erros sejam evitados, é preciso padronizar os processos em todas as etapas de produção. Sendo assim, os equívocos podem ser vistos com maior clareza e resolvidos de maneira mais eficaz.
Como é o funcionamento do mapeamento dos processos?
Primeiramente, ao mapear os processos, principalmente de produção, é possível detectar erros ou gargalos de produção que podem ser resolvidos de maneira mais rápida.
Assim, inicialmente é preciso determinar os objetivos pelos quais o mapeamento será realizado. O que de fato o empreendedor quer com o mapeamento: aumentar faturamento, diminuir custos, entre outros objetivos.
Na sequência, identifique cada atividade dentro do processo produtivo, e tenha claro como funciona cada passo, além de quais são as funções de cada colaborador. Opte por um quadro constando todas as atividades do processo produtivo, pois, assim, é possível visualizar melhorias em gargalos não conhecidos anteriormente.
É interessante que os colaboradores, que são os que estão mais envolvidos com as atividades, ajudem neste processo de análise e melhorias. Além disso, eles saberão que suas opiniões também importam para a empresa, e se comprometerão na resolução dos gargalos e estabelecimentos de melhorias.
De que maneira o mapeamento de processos pode ajudar a empresa a crescer mais?
As vantagens de se mapear os processos podem ser mais claramente visualizadas em empresas pequenas, mas em negócios de outros portes, ela é bem-vista pelos empreendedores que a utilizam.
Assim, elabore um bom plano do empreendimento e tenha objetivos bem definidos. Analise todos os processos envolvidos na empresa, podendo ser, no caso de negócios de médio e grande porte, por setor. As etapas produtivas precisam ficar bem claras, pois, assim, sua empresa começará a crescer de maneira mais eficiente e saudável.
Entre as principais vantagens de se mapear processos tem-se:
- Padronização de processos;
- Redução de tempo ocioso dos colaboradores;
- Estabelecimentos de cargos e funções dos colaboradores;
- Ampliação da produtividade;
- Colaboradores motivados e satisfeitos;
- Apresenta maior controle sobre o processo produtivo;
- Maior conhecimento do negócio.
Quando se recomenda o mapeamento dos processos na empresa?
Faça o mapeamento dos processos sempre, uma vez que não é necessário você avaliar erros para que haja correção dos mesmos. Afinal, sempre se pode evitá-los.
Sempre que se fizer um mapeamento de processos, é possível estabelecer melhorias para o melhor funcionamento da empresa. Além do empreendedor ter a identificação dos pontos fortes e fracos do seu negócio.
Por fim, mantenha os pontos fortes e aperfeiçoe os pontos fracos. Sendo assim, a lucratividade passa a ser uma consequência no negócio.
Viu só com o mapeamento de processo pode ser fundamental e também muito interessante para o bom funcionamento do seu negócio?
Sendo assim, esperamos que o post de hoje possa lhe ajudar a usar dessa ferramenta para extrair o melhor da sua empresa, sempre!