O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu as inscrições para seleção de startups do agro na Região Nordeste.
Confira os principais desafios das startups do setor agro, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Soluções para combater o estresse hídrico, aumentando a produção e qualidade da produção nas condições do clima semiárido.
Desenvolvimento de soluções para acompanhamento e registro de informações sobre a origem do produto e processos envolvidos na produção.
Desenvolvimento de ferramentas digitais (aplicativos, softwares, etc) para auxiliar o produtor na gestão da propriedade rural.
Desenvolvimento de bioinsumos de eficiência aumentada para o suprimento de nutrientes para o incremento da produção e qualidade da produção e/ou proteção de plantas contra estresses bióticos e abióticos.
Automatização de processos, IoT do agro, tecnologias digitais para melhorar o fluxo de trabalho, fluxo de processos e o manejo de rebanhos.
O Projeto AgroNordeste Digital tem o objetivo de promover o empreendedorismo tecnológico na região, bem como levar conectividade e apoiar startups a desenvolverem novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário.
O investimento empresarial nessas fronteiras tecnológicas contribuirá para a geração de novos produtos e serviços, com a inclusão de jovens do campo, ampliação da produtividade e a rentabilidade do agro em diversas escalas.
As startups finalistas farão as apresentações a uma banca de especialistas e investidores, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As startups que não conseguirem se deslocar ao local do evento, poderão fazer as apresentações online.
De acordo com a publicação oficial, as premiações são: troféu para as três primeiras colocadas de cada categoria; certificado do Mapa para as finalistas de cada categoria.
As finalistas da categoria Start irão receber um programa de aceleração, coordenado pela Secretaria de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); conexão com investidores privados nacionais e internacionais da Rede Mapa Conecta (aceleradoras, hubs e fundos de investimentos).
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destaca que o Agronordeste Digital tem o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Banco do Nordeste, Sebrae, Sudene, Embrapa, Ufersa, Univasf, Ufcg, Ifba, Aiba, Abapa, Insa, CNI, Senai/FIEP (PB), Ifpe, FPTec PB, Abrafrutas, Vits Habitat, entre outros apoiadores.