Mangue: Principais tipos e problemas ambientais

O mangue é uma vegetação presente em regiões alagadiças, brejosas, conhecidas como manguezal.

Trata-se de um ecossistema costeiro e excessivamente úmido presente nas zonas tropicais e subtropicais.

Possui função importante na preservação de várias espécies da fauna e flora, além de ajudar na erosão, pois ela fixa o solo nessas áreas, impedindo o assoreamento das praias.

Os manguezais são locais que possuem uma rica biodiversidade, pois ele nasce em decorrência do contato entre o ambiente terrestre e marítimo, isto é, rios e mares.

No Brasil ele está presente em toda costa litorânea, e devido a sua extensão o país tem a maior faixa de manguezal do mundo com aproximadamente 20 mil km² de extensão.

Desse modo, trata-se de um tema cotado para o Enem, assim como para os vestibulares de todo país. Fique ligado!

Características do mangue

Os manguezais possui diversos nutrientes, em decorrência da riqueza de matéria orgânica em decomposição. A saber, eles possuem fauna características desse ecossistema.

Além disso, eles movimentam a economia local, visto que muitas pessoas vivem a partir da renda adquirida através da venda de espécies extraídas do local.

Ademais, o ambiente brejoso dos mangues deixa o solo com oxigenação baixa, e com grande quantidade de água salobra. Em decorrência disso cria-se um odor típico do local.

Dessa forma, as plantas e arbustos acabaram se adaptam ao local, visto que possuem raízes externas para absorver oxigênio da superfície.

Tipos, fauna e os problemas ambientais

As espécies de mangues podem ser divididas em três tipos, são elas:

  • Mangue-branco (Laguncularia racemosa)
  • Mangue-vermelho (Rhizophora mangle)
  • Mangue siriúba (Avicena schaueriana)

A fauna do mangue é formada por diversas espécies sobretudo crustáceos, peixes, moluscos. Além dessas, algumas espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

O manguezal é sempre considerado um dos ecossistemas que estão entre os mais ameaçados. Problemas como a poluição, exploração ilegal dos recursos naturais, ocupação desordenada, aquecimento global, corroboram para aumentar os problemas ambientais.

Com isso, uma preocupação é gerada, pois os manguezais são considerados o berço da vida marinha, devido a grande diversidade e a riqueza de nutrientes.

Além do mais, com o processo de urbanização desenfreado e as altas concentrações populacionais na região litorânea, aliadas a ausência de saneamento e tratamento de esgoto, os manguezais acabam recebendo resíduos sólidos metropolitanos, comprometendo a sua existência.


 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.