Saber qual a maneira correta de pedir demissão garante que você tome essa decisão e aja de uma forma mais equilibrada. Até porque, sabemos que esse momento pode ser delicado em muitas situações. Por isso, saber agir bem é fundamental para manter uma boa relação com o ex-empregador.
Assim sendo, neste conteúdo nós apresentamos algumas considerações importantes sobre este tema, que podem ser úteis para você. Continue lendo e entenda.
A maneira correta de pedir demissão perpassa um fator fundamental: o respeito. E esse respeito também está associado à consideração que você tem pelo empregador.
Afinal, querendo ou não, ele lhe ofereceu uma oportunidade quando você solicitou. E isso merece um agradecimento, não acha? (Salvo em casos de abuso no trabalho, é claro).
Sendo assim, é fundamental pedir demissão de uma forma cordial e sem ofender o gestor. Abaixo você vê isso em detalhes:
Antes de a notícia se espalhar pela empresa, esteja ciente de que o seu chefe direto está a par da situação.
Infelizmente, muitas pessoas espalham o fato de que pedirão demissão e só contam ao gestor depois disso. O problema surge quando a fofoca no trabalho se instaura, fazendo com que o chefe se sinta injustiçado por conta da sua atitude.
É bem provável que o seu gestor questione um motivo para o seu pedido de demissão. Afinal, é uma decisão e tanto, concorda?
Por isso, esteja pronto para justificar a sua saída. E lembre-se de ser respeitoso nesta etapa!
Isto é, nada de ficar apontando mil e um defeitos da empresa. Um mero “não estou muito satisfeito com minha posição e quero novos desafios” já pode ser mais respeitoso do que dizer “aqui é muito ruim e está tudo errado”.
O seu gestor poderá agir das mais diversas formas, e você deverá estar preparado para isso.
Há aqueles que não demonstram reação alguma; outros que tentam lhe convencer do contrário, e assim por diante.
Lembre-se de se preparar para agir de maneira equilibrada em todas as situações. 😉
Se o motivo pelo qual você quer saber a maneira correta de pedir demissão é por conta de um conflito com o chefe ou colega, não fique confrontando o seu gestor.
Mesmo que ele esteja errado, você pode manchar a sua imagem profissional se agir de maneira irracional.
Por isso, respire fundo e não fique dando “alfinetadas” no seu gestor enquanto pede demissão.
Para finalizar o processo, agradeça a oportunidade e formalize, por escrito, a sua demissão.
Para isso, vá ao RH da empresa dar entrada ao seu pedido, depois de conversar com o seu chefe direto. E, a partir disso, prepare-se para as novas oportunidades que irão surgir em sua vida.
Boa sorte nessa nova etapa! 🙂