Malária: tudo o que você precisa saber
Todos nós sabemos que a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e as provas dos mais variados vestibulares abordam com grande frequência as mais variadas doenças em suas questões de biologia.
Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características das enfermidades que mais aparecem nesses exames.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre uma doença muito abordada pelas provas mais relevantes do país: a malária.
Malária: introdução
A malária é uma protozoose, ou seja, uma doença causada por um protozoário. No caso dessa enfermidade em específico, o protozoário causador é do gênero Plasmodium.
Devemos destacar que a malária é considerada uma das protozooses mais letais de todo o mundo.
Malária: transmissão
A transmissão para os seres humanos acontece através da picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles, que deve estar contaminado. Ainda, a malária pode ser transmitida também de mãe para filho (gestação) e por meio da transfusão de sangue contaminado.
Malária: sintomas
A malária é uma doença que provoca uma série de sintomas no corpo do contaminado. Normalmente, os primeiros sinais da enfermidade surgem duas semanas após a picada do mosquito. Dentre os principais sintomas da malária, podemos citar:
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Calafrios
- Tremores
- Fraqueza generalizada
- Dor muscular
- Suor intenso
- Cansaço
- Perda de apetite
Porém, a enfermidade pode evoluir, dentro do corpo humano, para a sua forma mais avançada. Essa, por sua vez, provoca os seguintes sintomas: pele amarelada, olhos amarelados, hemorragia e hipotensão. Nesses casos, o indivíduo pode morrer se não receber o tratamento adequado em pouco tempo.
Malária: profilaxia
Existem algumas medidas de prevenção que podem prevenir a malária. Dentre elas, podemos destacar:
- Evitar água parada
- Manter locais de armazenamento de água sempre higienizados
- Uso de repelente
- Uso de telas em janelas e em portas
Malária: questões interdisciplinares
Em seu livro Sagarana, o escritor João Guimarães Rosa retratou, dentro do conto Sarapalha, a malária.
O conto já foi alvo de questões interdisciplinares, que abordam tópicos de literatura e de biologia com base no texto de Rosa.