Macartismo: um resumo completo sobre esse assunto extremamente importante
O termo “Macartismo” é usado para definir a perseguição ao comunismo que aconteceu durante a Guerra Fria.
O assunto pode ser cobrado em diversas questões de história e de geografia dentro de provas muito relevantes, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa maneira, para te ajudar nos seus estudos de história, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Macartismo. Vamos conferir!
O que foi o Macartismo?
O termo “Macartismo” foi criado a partir do nome do senador americano Joseph McCarthy, idealizador do movimento. O movimento de McCarthy era responsável pela perseguição do comunismo durante a Guerra Fria, que incluía censura, difamação e acusações.
A Guerra Fria
O senador republicano McCarthy foi o autor de uma série de projetos de leis anticomunistas, além de ser considerado o idealizador da perseguição aos comunistas, que receberia o nome de “Macartismo”.
McCarthy atuou durante a Guerra Fria, momento em que o mundo vivia uma divisão em dois blocos opostos. Nesse contexto, o Macartismo provocou a criação de novas tensões nas relações entre as duas grandes potências da época: Estados Unidos e União Soviética.
Outro fator relevante relacionado ao contexto da época que explica a difusão do Macartismo foi a Doutrina Truman, nome da política do presidente Harry Truman, que impactou todo o mundo durante a Guerra Fria.
Principais aspectos do Macartismo
Dentre os principais aspectos do Macartismo, podemos destacar as acusações de comunismo infundadas contra indivíduos de vários grupos. Ainda, o movimento também foi responsável por criar a chamada “caça às bruxas”, ou seja, a perseguição de todos que fossem suspeitos de apoiar o comunismo e a sua ideologia.
Além disso, podemos afirmar que os principais aspectos do Macartismo eram os seguintes:
- manipulação da mídia
- práticas de interrogatórios
- uso de delatores