Lua Cheia Rosa: como conferir o fenômeno na noite desta terça, 23

Lua Cheia Rosa: como conferir o fenômeno na noite desta terça, 23

Brasileiros de todas as regiões poderão conferir a Lua Cheia Rosa na noite desta terça-feira (23). Veja detalhes

A noite desta terça-feira (23) poderá ser uma das mais bonitas do ano em todo o Brasil. De acordo com especialistas, brasileiros de todas as regiões poderão conferir a “Lua Cheia Rosa”. Apesar do nome, o fato é que não haverá nenhuma mudança de cor aparente no nosso satélite natural.

A “Lua Cheia Rosa” ganhou este nome por causa da época do ano em que ela acontece. Ao menos no Hemisfério Norte, nós estamos na primavera, período em que as flores costumam desabrochar. Por isso, os meteorologistas dos Estados Unidos decidiram nomear o fenômeno com esta indicação.

Como observar

Mas mesmo sem mudança de cor, o fato é que a Lua promete estar deslumbrante no céu de hoje à noite. Para verificar o fenômeno, não será preciso contar com nenhum equipamento especial como um telescópio, por exemplo. A visualização será perfeita a olho nu.

Mas para tanto, será preciso que o céu da sua região não esteja nublado. Considerando que o tempo esteja aberto, será possível verificar a Lua Cheia Rosa a partir das 17h32, pelo horário de Brasília. Este é o horário em que a Lua deve surgir no horizonte nesta terça-feira (23).

Lua Cheia Rosa: como conferir o fenômeno na noite desta terça, 23
A Lua Cheia Rosa na verdade não é rosa. Imagem: Reprodução

Diferenças entre as luas

Uma superlua ocorre quando a lua cheia está mais próxima do seu perigeu, ou seja, quando ela está mais próxima da Terra. Para quem está olhando do nosso planeta, a sensação é de que o nosso satélite natural está maior e mais brilhante do que em noites comuns.

De acordo com especialistas, o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior do que o normal, e 30% mais brilhante. Todo este movimento tende a causar uma aparência deslumbrante no céu desta noite.

Eclipse parou o mundo

Na última segunda-feira (8), milhões de pessoas de todas as regiões do planeta pararam para acompanhar o primeiro eclipse solar total do ano de 2024. Isso significa basicamente que a Lua se posicionou entre a Terra e o Sol de maneira alinhada, criando uma sombra capaz de bloquear a luz solar.

Olhando daqui do Planeta Terra, é como se o Sol desaparecesse por alguns momentos, criando uma clara sensação de que o dia vai virar noite.

O próximo eclipse solar no Brasil

Segundo especialistas, o próximo eclipse solar que será visível no Brasil deve acontecer no dia 2 de outubro. O fenômeno poderá ser visto nos seguintes locais:

  • estados da região Sul e Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais);
  • Mato Grosso do Sul.

De acordo com especialistas em saúde da visão, não se deve olhar diretamente para o sol, porque este movimento pode danificar a retina dos olhos do observador. Assim, não é recomendável realizar esta observação nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou qualquer outro material caseiro que supostamente diminua a incidência dos raios do sol.

“Na prática, o que acontece é que a nossa córnea funciona como uma lente, que vai concentrar a luz solar lá no fundo da nossa retina. Assim como acontece se a gente pegar uma lente ou lupa para aquecer um ponto, queimar uma folha de papel, é a mesma coisa que acontece com a nossa retina: ela vai ser queimada pela luz, pela radiação concentrada do Sol”, disse o astrônomo Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, em entrevista ao jornal O Globo.

Este problema, no entanto, não deve ocorrer na Lua Cheia Rosa desta noite. De acordo com especialistas, não há nenhum problema em olhar a lua na noite desta terça-feira (23). A luz noturna não é capaz de trazer qualquer tipo de malefício para a saúde dos olhos, de acordo com as autoridades no assunto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?