Loja virtual: vale a pena essa ferramenta?
Confira as vantagens de utilizar esse meio para trabalhar
Empreender utilizando as lojas virtuais está em pleno crescimento, principalmente nos últimos 3 anos. Existem inúmeras lojas virtuais que aparecem principalmente nas redes sociais. Por isso, hoje, nós vamos descobrir se loja virtual vale a pena para empreender.
Perguntar se vale a pena, quer se referir no sentido de que existem várias lojas virtuais que, normalmente, oferecem o mesmo produto somente com preços diferenciados. Os consumidores online estão em crescimento e, por isso, ter uma loja virtual tende a ser altamente lucrativo.
Mesmo assim, é preciso ter estratégias compensatórias para abrir sua loja virtual e ter sucesso. Dessa forma, entender quais passos a seguir e quais evitar, é fundamental para que sua loja tenha prosperidade.
O que precisa para abrir uma loja virtual?
Antes de abrir sua loja virtual, que é também chamada de e-commerce, é preciso fazer uma pesquisa em sites de hospedagem ou plataformas de e-commerce que mais atendam a demanda de suas necessidades.
Se você tem conhecimento sobre a área, saiba que é possível produzir e configurar o seu site de e-commerce de maneira quase gratuita utilizando o Nuvemshop.
Na sequência, defina qual será o nome da loja virtual e qual o nicho de mercado que você pretende atuar. Este último irá definir os produtos que atendam às necessidades do seu consumidor-alvo, assim, liste os produtos.
Outra opção existente, é se você já tem uma loja física e quer oferecer os seus produtos de maneira virtual. É mais fácil e você pode ultrapassar alguns passos descritos anteriormente.
Quanto custa abrir uma loja virtual?
Apesar dos custos para abrir uma loja virtual possuírem bastante variação, considerando as marcas a serem ofertadas, normalmente os custos representam:
- Criação e registro da marca: em torno de R$ 440;
- Plataforma da loja virtual: gratuito no caso de uso da Nuvemshop;
- Registro de domínio do site: R$ 40;
- Guia DAS de imposto do MEI: R$ 60;
- Serviços de contabilidade: em torno de R$ 250;
- Investimentos em marketing digital: em torno de R$ 500;
- Salário mensal de 1 colaborador: R$ 1.500 (se for necessário).
Apesar dos valores parecerem altos, os custos são menores do que se fosse uma loja física.
Vale a pena investir em uma loja virtual?
Os especialistas recomendam o investimento em lojas virtuais e justificam usando as seguintes vantagens:
Redução de custos
Se considerarmos a abertura de uma loja física, os custos da loja virtual são muito reduzidos, pois ocorre redução de gastos com aluguel, energia, água, colaboradores, alvarás e infraestrutura.
Ocorre aumento da quantidade de clientes atendidos
Utilizando a internet, há grandes possibilidades de aumentar a quantidade de clientes atendidos e da sua área de abrangência, pois os consumidores podem estar em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Sua loja virtual fica aberta 24 horas por dia, 7 dias da semana
No caso da loja física, você precisa atender às determinações e convenções que regulamentam o funcionamento do comércio na sua cidade. Se for uma loja virtual, não existe esta necessidade e, assim, ela pode ficar aberta 24 horas por dia e sete dias na semana.
Dessa forma, você poderá realizar vendas a qualquer hora do dia ou da noite. Normalmente, as pessoas que buscam as lojas virtuais fazem suas compras após o horário de trabalho, podendo ser, inclusive, de madrugada.
É provável que você consiga expandir com mais facilidade
Novamente, é possível fazer comparações entre a loja física e virtual. Para aumentar a sua loja comercial é preciso somente abastecer o seu portfólio de produtos oferecidos. Assim, o máximo que pode ocorrer é que você aumente o plano de sua plataforma virtual.
A loja virtual oferece maiores informações sobre os produtos
Com a loja virtual, é possível apresentar os produtos de forma mais detalhada, e, assim, especificar os tamanhos, materiais, usos e tendências para o produto. Dessa forma, o cliente tem mais ciência do produto antes de realizar a sua compra.
Estabelece uma relação mais próxima com os clientes
Com a realização do cadastro no site para efetivar a compra, é possível utilizar esses dados e encaminhar promoções e ofertas diretamente para o cliente e assim, fidelizá-lo, seja por e-mail ou WhatsApp. Mas não esqueça de pedir se ele quer receber este tipo de notificação.
Por fim, agora que você conferiu o post de hoje, certamente percebeu que vale a pena SIM investir em uma loja virtual, não é mesmo? Sendo assim, pense bem sobre o que gostaria de comercializar e comece seu planejamento e busca de clientes!
O meio virtual está aí para facilitar a vida de vendedores e clientes, por isso, aproveite!