Você comprou um produto pela internet e, agora, a pergunta que não quer calar: quando vai chegar? Será que vai chegar no tempo previsto? Esta é a preocupação do consumidor e, além disso, também um diferencial para a empresa. Por isso hoje, vamos falar sobre como a logística de entregas pode auxiliar o crescimento de sua empresa.
Saiba que a logística de entrega de uma empresa impacta diretamente nas vendas dos produtos, principalmente no mundo atual, em que o e-commerce se desenvolveu de forma muito rápida. A logística de entregas, se for realizada de forma eficiente, aumenta a satisfação do cliente e eleva a taxa de fidelização.
O que é logística de entregas?
A logística de entregas é responsável desde a separação do pedido vendido até a entrega final ao comprador, esteja ele onde estiver.
A eficiência neste processo envolve entregar o produto certo, na data estabelecida e intacto, sem avarias para o consumidor.
Como otimizar a logística de entregas e garantir o crescimento da empresa?
Essa é a pergunta milionária! Para ter mais segurança em seu negócio e auxiliar em seu desenvolvimento, siga as nossas dicas:
Cumpra os prazos de entrega
Para manter a credibilidade do seu negócio, o cumprimento dos prazos de entrega é fundamental, afinal, o consumidor comprou o produto e aceitou a proposta de prazo que lhe foi feita.
Para isso, planeje as rotas de forma a otimizar o trajeto a ser feito pelos veículos e, assim, garantir o prazo de entrega. Se possível, antecipe-os, pois serão pontos a seu favor. Existem softwares que fazem isso para você.
Se a entrega for realizada por transportadora, ao oferecer a entrega dos produtos, tenha claro o tempo médio que a empresa de transportes leva para chegar ao destino e, assim, acrescente um tempo a mais como margem de segurança.
Tenha várias opções de entrega
Dependendo da localização do consumidor, é possível diversificar as opções de entrega. São elas:
- Primeiramente a modalidade de pontos de retirada: pode ser entregue no local de trabalho, ou em alguma outra loja que seja parceira de entrega na cidade;
- Em segundo lugar, a entrega na loja física: o cliente compra pelo site e retira na loja física;
- Logo após, tem-se a entrega no mesmo dia: pode ser oferecido para clientes moradores na mesma cidade do e-commerce, ou loja física;
- Por fim, o tipo de entrega no dia seguinte: a entrega é feita no dia seguinte ao da confirmação do pagamento.
Mantenha um processo de logística reversa
Isso ocorre quando há a devolução de produtos, seja por erros na entrega, produtos com avarias ou, ainda, se houve arrependimento por parte do cliente em relação à compra realizada, dentro do período estipulado legalmente.
Planeje e realize os cálculos necessários para definir quais serão os custos deste processo. Além disso, deixe claro para os clientes os termos pelos quais será aceita a devolução de produtos, bem como a forma como ele deve proceder.
Informe o cliente sobre a movimentação de entrega
Mantenha o cliente informado em tempo real sobre onde o produto está e qual caminho que está percorrendo. Esta informação pode ser feita no site da empresa, por SMS, WhatsApp, entre outras maneiras.
Como prever os problemas na logística de entregas?
É possível antecipar alguns problemas na logística de entregas e resolvê-los antes que realmente aconteçam. Para isso, compreenda os indicadores de desempenho de logística e faça a sua empresa crescer.
Entre os principais indicadores de desempenho, tem-se:
- Custo do transporte: valor que a empresa e/ou o cliente gasta de frete do produto;
- On-time delivery: é o tempo total de logística de entrega, desde o pedido até a entrega final;
- On-time e in-full: eficiência da empresa no cumprimento dos prazos e no atendimento.
Para antecipar problemas com a logística, você também pode investir em tecnologia que otimiza a visibilidade dos serviços, como por exemplo um TMS, que reúne todas as informações em um só local. Assim, você pode ter uma visão total, transparente e real da logística de sua empresa.
Por fim, assim cresceram várias empresas no Brasil, por acreditarem que o diferencial é a garantia de entrega do produto no prazo previsto. Muitos empreendimentos conseguiram crescer de forma significativa aplicando esse diferencial, então você também pode fazer a sua empresa crescer dessa maneira!
Aposte numa boa logística de entrega e colha os frutos por oferecer a melhor experiência para os seus clientes! Afinal, todos precisam de um serviço de entregas em algum momento, por isso, que tal ser você e a sua empresa os responsáveis nessa parte do processo.