Logística, saiba a importância dela na empresa!
A logística além de ser essencial na empresa, ela influencia em todas as outras áreas de uma empresa.
O planejamento de logística auxilia a empresa em todo o processo desde a chegada da matéria-prima na empresa, passando para a fabricação, armazenamento no estoque, e por fim, a chegada do produto final até o cliente.
Os colaboradores dessa área, estão sempre mexendo com planilhas, sistemas de controle de estoque, e negociando com fornecedores.
No planejamento todos os detalhes referentes ao produto, são analisados, até mesmo a programação para o transporte sair corretamente.
Mas afinal, o que faz a logística?
Em um geral, ela gere e administra todos os recursos da empresa, incluindo processos de produção, controle e distribuição.
Entre suas tarefas estão:
- Organizar estoque
- Controlar entrada e saída
- Gerir compras
- Direcionar os materiais
- Garantir o transporte das mercadorias
Ao executar com cuidado esse setor, a empresa ainda reduz gastos e controla os recursos disponíveis nos depósitos.
Etapas
- Administração de materiais e produtos – Nessa etapa é realizada um levantamento de tudo que cada área da empresa está precisando. Reúne tudo o que é necessário para a produção dos produtos.
Por isso, é essencial o controle de estoque, ele precisa estar devidamente organizado e preenchido com as demandas que surgirem.
- Armazenamento
Aqui ocorre todo o processo de proteção, conversação e controle dos produtos que estão disponíveis no estoque. Até serem transportados os produtos ficam em um espaço chamado centro de distribuição.
- Distribuição
Aqui é controlado os prazos e os equipamentos usados para o transporte dos produtos para o consumidor.
- Compras
Nessa etapa é feita a negociação com os fornecedores, para a escolha da melhor opção entre melhor produto, preços etc. É preciso que a equipe seja organizada para muitas reuniões e ligações.
- Transporte
Nessa etapa, vamos dizer que final do processo, é escolhido o meio de transporte para a distribuição das mercadorias, dos equipamentos necessários, do controle de prazos da entrega.
Lembrando que tudo deve ser feito com muita cautela, para que o produto chegue até o consumidor em bom estado e no prazo estipulado.
Com um bom planejamento e uma boa organização, é possível manter a logística da empresa sempre bem controlada, possibilitando assim mais eficiência no atendimento e redução de custos.