Como escolher um local para abrir o seu negócio?
Descubra o que você precisa prestar atenção para ter sucesso
Você sabe o que avaliar ao escolher um local para abrir o seu negócio? Se você não tem ideia de por onde começar, trouxemos dicas de empreendedorismo para que você consiga bons resultados em sua nova empreitada. Confira a seguir.
O que avaliar ao escolher um local para abrir o seu negócio?
Iniciar um negócio é uma tarefa empolgante e, ao mesmo tempo, desafiadora, a qual normalmente exige muita organização e avaliação para se colocar todas aquelas ideias inovadoras em prática. Existem muitos fatores a serem levados em consideração no momento de abrir um negócio e, dentre eles, um dos mais importantes é o ponto comercial em que irá ser construída a unidade física da empresa.
A localização é um fator muito importante para que o negócio dê certo, pois é a partir dela que serão atendidas as demandas de mercado, para que haja um efetivo consumo do serviço oferecido. Dessa forma, o local do seu negócio irá influenciar diretamente nos resultados da empresa e, a partir disso, no lucro para o seu investidor, garantindo uma perpetuação do desempenho positivo de venda e ganho de fidelização dos clientes.
Por isso, selecionamos alguns itens super importantes que devem ser avaliados para que você faça uma escolha correta do local para abrir uma unidade do seu negócio.
Perfil dos consumidores da área
É muito importante avaliar o público que frequenta a localidade escolhida. Ou seja, o local que se torna ideal é aquele que abrange o maior número de compradores em potencial e, ao mesmo tempo, aquele que atende às características do público-alvo que você traçou no momento de elaborar o seu serviço ou produto.
Assim, é necessário que você esteja atento não apenas ao grande fluxo de pessoas da localidade, mas também se essas pessoas estão qualificadas para o consumo da sua empresa.
Concorrência
Outro ponto de extrema importância é a atuação dos seus concorrentes na área. É preciso se atentar não apenas à quantidade de empresas concorrentes, mas como elas atuam, quais são suas estratégias de mercado, como são os produtos oferecidos, qual o valor desses produtos e as condições de pagamento.
Você, ainda, pode seguir de dois modos: construir uma unidade com um serviço e estratégias inovadoras numa localidade em que há concorrência ou investir em uma área carente do serviço, mas que possua demanda.
Acessibilidade
É interessante se atentar ao modo como o seu potencial cliente se locomove pela cidade. Esse ponto é importante para que você escolha uma localidade que dê o mais fácil acesso para o seu público e que, assim, possa proporcionar um bom suporte para que ele se mantenha dentro da unidade na busca pelo serviço.
Por exemplo, se o seu cliente normalmente dirige um carro, é importante que haja um estacionamento na estrutura da sua unidade. Ou, ainda, se o seu cliente costuma andar a pé, a melhor escolha é investir em um local próximo a uma faixa de pedestres. Opções com calçadas mais largas nas proximidades, onde os pedestres possam passar com mais frequência, também são excelentes.
Visibilidade
Outro fator é o quanto a unidade da sua empresa estará exposta para que os seus potenciais clientes possam vê-la.
Como muitos pensam, não é necessário que esteja exatamente numa esquina, apesar de ser um ponto positivo. O mais importante é que não exista nada que impeça que o público veja a fachada no momento que estiver passando.
Observe se muitos carros estacionam em frente ao lote, se há árvores, se há alguma banca ou, até mesmo, se o sol reflete muito daquele lado. Tudo isso pode impedir uma boa visualização da vitrine pelo vidro.
Custo-benefício
Não esqueça de avaliar o fator financeiro também. Isso porque, a margem de lucro vai definir se a unidade terá ou não sucesso ao prosseguir com o investimento. Afinal, será preciso alugar o lote, pagar as contas básicas, além de IPTU e várias outras taxas que podem vir a ser cobradas.
Às vezes o custo é muito caro, mas provém segurança. Porém, em outros momentos, é muito barato e existem várias taxas diferentes. O ideal é encontrar um equilíbrio.
Além disso, evite localidades com altos índices de violência, pois é possível que o fluxo de clientes acabe sendo menor.
Requisitos legais
Existem muitas burocracias que podem envolver a abertura de um negócio local. Por isso, é importante estar atento às legislações de comércio da região e como funciona a fiscalização da localidade.
Não que você não esteja de acordo com as normas, mas alguns processos são muito demorados. Sendo assim, isso pode impedir a abertura da unidade no tempo previsto. Dessa forma, tenha em mente que é preciso construir um equilíbrio!