Literatura: lista para conhecer as escolas literárias

Literatura é a expressão do pensamento do homem de acordo com o período histórico em que ele vive. História e Literatura, no entanto, são duas áreas da educação que se conectam.

Em primeiro lugar, é bem verdade que diversos movimentos históricos foram registrados em obras literárias. Entretanto, a Literatura em si permite identificar o período de cada enredo, conforme a linguagem utilizada em determinada obra. Então, quando pensar no conceito de Literatura, lembre que ela é a representação do pensamento do homem de um determinado período da História.

Além disso, o entendimento de literatura consiste em compreender o pensamento humano e acompanhar uma construção histórica sobre o desenvolvimento de culturas e estilos de vida adotados em cada período. Por isso, História e Literatura tem tudo haver.

Contudo, para nível de estudo em escolas, vestibulares, concursos e também para o Enem, os conteúdos de Literatura começam a partir da Era Medieval.

Entendimento sobre conceito de Escolas Literárias

O homem quando se expressa está dentro de um período histórico e possui um estilo de pensamento próprio. Quando o período histórico se modifica o jeito de pensar muda, consequentemente, a maneira de se expressar também.  E quando a maneira de se expressar através da escrita é alterada o mesmo acontece com o tipo de literatura.

Na Literatura existem nomes específicos para cada período, que se chamam escolas literárias. A definição de exata para escolas literárias está no conceito de que são diferentes representações do pensamento humano em determinados contextos históricos.

Literatura Portuguesa

O “ponta pé inicial” está na Literatura Portuguesa, pois, num contexto histórico, o Brasil foi descoberto no ano de 1500 pelos portugueses. Naquele momento da história, a civilização europeia já estava em movimento e formação. Consequentemente, já existia a manifestação de pensamentos e sentimentos através da arte, música, escrita ou pinturas, em diferentes países da Europa.

Linha do tempo das Escolas Literárias

  • TOVADORISMO 1189 A 1418 – Escola literária que acontece na Era Medieval.
  • HUMANISMO 1418 A 1527 – Tem características próprias em conjunto com a ideia do Renascimento e referências à nobreza.
  • QUINHENTISMO 1500 A 1600 – Não é uma escola literária, mas se destaca o marco inicial das obras que falam sobre o descobrimento do Brasil.
  • CLASSICISMO 1527 A 1580 – Escola literária que tem presença forte da Literatura Portuguesa na figura de Camões.
  • BARROCO 1600 A 1768 – Momento no qual pessoas nascidas no Brasil fazem produções literárias com características barrocas.
  • ARCADISMO 1768 A 1836 – Exaltação da natureza e características do homem.
  • ROMANTISMO 1836 A 1881 – Se divide em várias formas entre prosa, poesia, e outros. Acontece na Europa e no Brasil.
  • REALISMO 1881 A 1922 – O pensamento do homem recebe forte impacto de pessoas influentes como Darwin e Karl Marx.
  • NATURALISMO 1881 A 1922 – Acontece em paralelo com Realismo no Brasil e Europa.
  • PARNASIANISMO 1881 A 1922 – Quando um momento antagônico com o Romantismo, por conter semelhanças na produção da poesia.
  • SIMBOLISMO 1893 A 1922 – O pensamento do homem está muito ativo neste período e por isso ele se mantém perto das escolas do Realismo, Naturalismo e Parnasianismo.
  • MODERNISMO 1922 A 1945 – Início de uma Era Moderna no Mundo.
  • CONTEMPORANEIDADE APÓS 1945 – O pensamento do homem fica cada vez mais livre.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.