Literatura e Cinema: Livros que se tornaram filmes
É muito difícil resumir em algumas horas toda a complexidade que as histórias literárias e seus personagens trazem. Por isso, é comum que o público não fique satisfeito com as adaptações. Ainda assim, existem alguns filmes que conseguem fazer jus às obras nas quais foram inspirados.
Nesse sentido, apresentamos a seguir uma lista de bons filmes inspirados em obras da literatura que tocaram os corações e ganharam as telas de cinema.
1. Lion: Uma Jornada para Casa, de Garth Davis
O filme é baseado na autobiografia de Saroo Brierley, intitulada Uma longa Jornada para casa. Assim, na obra, Sarro retrata a sua luta como um garoto de cinco anos que se perde do irmão numa estação de trem e passa por muitas dificuldades. Aos 25 anos, ele decide procurar sua família na índia com ajuda de seus pais adotivos.
2. Diário de uma Paixão, de Nick Cassavetes
A história se passa no contexto da Segunda Guerra Mundial. O personagem, Noah, é um idoso que consta sua história de amor com sua esposa Allie. Quando é convocado para a guerra noah perde as esperanças de vê-la novamente.
3. Meninas Malvadas, de Mark Waters
O filme se inspira no livro Queen Bees & Wannabes, de Rosalind Wiseman. Desse modo, o livro conta a história de Candy, filha de cientistas que acabaram de voltar da África. Ela é matriculada numa escola regular e lá se relaciona com um grupo de garotas liderado pela cruel Regina George.
4. Forrest Gump: O contador de Histórias
Baseado num livro homônimo do escritor Wiston Groom, conta a história de Forrest, um rapaz de QI baixo que curiosamente participa dos eventos mais importante do EUA, como, por exemplo, a Guerra do Vietnã e Watergate.
5. Lendas de uma Paixão, de Edward Zwick
Por fim, apresentamos Lendas de uma Paixão. O filme retrata a história de três irmãos do interior dos EUA, que vivem com pai em uma fazenda. A personalidade dos três é muito diferente. Quando a noiva de um deles resolve passar um tempo na fazenda, nasce uma rivalidade que pode mudar o rumos dos personagens.
Curtiu as dicas sobre literatura e cinema? Então deixe o seu comentário!