Lista com possíveis temas da REDAÇÃO ENEM 2023 é divulgada. Confira!

Tudo o que você precisa saber sobre a Redação do Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior no Brasil. E uma das etapas mais importantes desse exame é a elaboração da redação. Neste artigo, vamos abordar as habilidades necessárias para uma boa redação no Enem 2023 e fornecer dicas valiosas de como iniciar o texto. Além disso, vamos apresentar uma lista de possíveis temas que podem ser abordados na redação deste ano.

Calendário do Enem 2023

Antes de falarmos mais sobre a redação do Enem 2023, vamos conferir o calendário do exame:

  • Inscrições: de 5 a 16 de junho;
  • Realização das Provas: 5 e 12 de novembro;
  • Disponibilidade dos Gabaritos: 24 de novembro;
  • Anúncio dos Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Agora que já sabemos as datas importantes, vamos nos aprofundar na redação do Enem.

Competências Avaliadas na Redação do Enem

A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma com valor de 200 pontos. São elas:

  1. Competência 1: Demonstrar proficiência na modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  2. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Competência 4: Exibir conhecimento dos elementos linguísticos necessários à construção do argumento;
  5. Competência 5: Formular sugestão de intervenção para a problemática apresentada, respeitando os princípios dos direitos humanos.

É fundamental que o participante do Enem esteja atento a todas essas competências para obter uma boa pontuação na redação.

Como Iniciar uma Redação

Uma das partes mais desafiadoras da redação é o início. A forma como você começa o texto pode chamar a atenção do avaliador e demonstrar seu domínio sobre o assunto. Existem diversas abordagens que podem ser adotadas, como identificar o foco textual, mencionar o assunto, delimitar a tese, apresentar um panorama histórico relacionado ao tema, estabelecer conexões com obras literárias, cinematográficas ou fatos, e enfocar a problemática relacionada ao tópico.

Uma tática eficaz é incorporar um conhecimento externo já no início do primeiro parágrafo. Esse conhecimento pode ser um evento histórico, uma citação ou até mesmo uma alusão à cultura pop, como filmes, literatura, séries ou música. Essa estratégia demonstra seu domínio sobre a área do conhecimento exigido pela competência 2.

Temas Possíveis para a Redação do Enem 2023

A redação é uma das provas mais importantes do Enem, dizem os educadores Imagem: Fabio Rossi/ Agência O Globo
Imagem: Fabio Rossi/ Agência O Globo

A escolha do tema da redação do Enem é sempre um mistério até o dia da prova. No entanto, podemos especular sobre alguns temas que podem ser abordados neste ano. É importante manter-se atualizado quanto a questões atuais, pois o Enem costuma abordar temas relevantes e que fazem parte do contexto social do país.

Alguns possíveis temas para a redação do Enem 2023 são:

  • Repercussões da pandemia na área educacional;
  • Violência contra crianças no âmbito doméstico;
  • A importância do sufrágio na consolidação da democracia;
  • Recuperação econômica pós-pandemia;
  • Valorização da carreira docente;
  • Alimentação saudável e os desafios contemporâneos no Brasil;
  • Subrepresentação feminina no cenário político;
  • Ecoturismo sustentável;
  • Desafios na saúde pública em relação à queda nas taxas de vacinação infantil.

É importante lembrar que esses temas são apenas especulações e que o Enem pode abordar qualquer assunto relevante para a sociedade.

XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Falando em educação, uma excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre a situação da educação no Brasil é o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE). Esse evento é um dos mais importantes do ano e reúne nomes relevantes do cenário educacional do Brasil e do mundo.

O CITE conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, prosas/mesas redondas, apresentações culturais, Ideathons, Salão de Empreendedorismo e Espaço do Conhecimento. O evento está agendado para os dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina.

Participar do CITE é uma ótima oportunidade para estar atualizado sobre as tendências e inovações na área da educação.

Para se inscrever no XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, clique aqui.

A redação do Enem é uma etapa importante do exame e exige do participante diversas habilidades, como domínio da língua portuguesa, capacidade de interpretação e argumentação, além de conhecimento sobre diversos temas relevantes para a sociedade. É fundamental estar atualizado e praticar a escrita para obter um bom desempenho nessa prova.

Com as dicas apresentadas neste artigo, você estará mais preparado para enfrentar a redação do Enem 2023. Lembre-se de utilizar um conhecimento externo no início do texto e de abordar o tema proposto de forma clara e objetiva. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.