Linguagens: Tipos de alfabeto

O alfabeto é um sistema de sinais gráficos convencionados para representar os sons de um idioma, ou seja, esse conjunto de unidades é usado para reproduzir os fonemas, palavras e mensagens na escrita da língua. No entanto, nem todos os idiomas utilizam um alfabeto para representar os seus sons. Esse é o caso do chinês, por exemplo, que possui um sistema de escrita logográfica, em que cada símbolo representa uma palavra ou morfema.

O alfabeto usado na escrita da língua portuguesa, por outro lado, traz sinais que representam as letras e é composto por 26 letras, que podem ser representadas em sua forma maiúscula ou na sua forma minúscula. Confira:

  • Forma maiúscula: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
  • Forma minúscula: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, z.

O sistema usado na escrita da língua portuguesa é o alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano. Apesar de este ser o sistema mais conhecido pelos brasileiros, há outros tipos de alfabeto. Confira abaixo outros três alfabetos usados ao redor do mundo, em outros idiomas.

Tipos de alfabeto

Alfabeto grego

Desenvolvido por volta do século IV a.C., o alfabeto grego tem alguns sinais conhecidos pelos brasileiros por conta da matemática e da física. Esse é o caso do alfa (?), do beta (?) e do pi (?), por exemplo, que são usados por essas áreas em fórmulas. Confira abaixo os sinais por meio do qual se dá a escrita da língua grega:

alfabeto grego

Alfabeto coreano

A escrita do coreano apresenta um aspecto semelhante aos sistemas logográficos como os do chinês e do japonês. No entanto, a escrita da língua coreana se dá por meio de um alfabeto, já que os sinais gráficos representam as vogais e as consoantes. Confira:

alfabeto coreano

Apesar desse alfabeto representar vogais e consoantes, elas não aparecem de maneira linear como no alfabeto latino. Cada símbolo representa uma sílaba, ou seja, a representação é feita por meio de grupos silábicos. Também conhecido como hangul, o alfabeto coreano é composto por blocos silábicos. Cada bloco silábico possui no mínimo duas e no máximo cinco das 24 letras (14 consoantes e 10 vogais).

Alfabeto georgiano

Por fim, apresentamos o alfabeto georgiano. Usado para escrever a língua georgiana e outras línguas do Cáucaso, esse alfabeto foi criado em em 284 a.C. Diferentemente do alfabeto que usamos na escrita do português, o alfabeto georgiano não traz a distinção entre maiúsculas e minúsculas. No entanto, versões das letras maiúsculas podem aparecer em jornais e letreiros, por exemplo.

alfabeto georgiano

Originalmente, esse alfabeto continha mais sinais. Contudo, ao longo do tempo, houve uma redução no número de letras de modo que atualmente o alfabeto é composto por apenas 33 letras.

E aí? Gostou do texto? Então deixe seu comentário!

Veja também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.