Língua Portuguesa: Autores lusófonos indispensáveis

A língua portuguesa está entre as dez línguas mais faladas em todo o mundo. Desse modo, a última flor do Lácio não se restringe apenas a Portugal e ao Brasil. Assim, o português se faz presente também em diversos países da África e na Região Administrativa Especial de Macau, na China.

Desse modo, a literatura de língua portuguesa é muito mais rica do que a maioria dos brasileiros pode imaginar. Por isso, pensando nessa diversidade, apresentamos uma lista com autores lusófonos que todos deveriam ler. Confira a lista e escolha a sua leitura!

Paulina Chiziane

Chiziane faz parte do grupo de autores lusófonos mais importantes nos países africanos de língua portuguesa. Além de ser a primeira moçambicana a publicar um livro, em 1990, Chiziane é inovadora em suas narrativas provocativas. Assim, suas obras trazem questionamentos sobre papéis de gênero, por exemplo. Uma boa dica de leitura é o seu livro de maior sucesso: Niketche: Uma História de Poligamia (2001).

Mia Couto

Talvez António Emílio Leite Couto, o Mia Couto, seja o escritor moçambicano mais conhecido dos brasileiros. Mia é dono de uma bela obra de prosa poética e é aclamado por diversas obras de sucesso, como Terra Sonâmbula (1992), obra que ganhou o título de um dos dez melhores livros africanos do século 20. O autor já recebeu o Prêmio Camões.

José Eduardo Agualusa

Já Agualusa é um autor angolano. Apenar de ter passado bastante tempo em outros países lusófonos como, por exemplo, em Portugal, onde se formou, Agualusa usou sua literatura para contar a história do povo de Angola. Nossa dica é o livro O Vendedor de Passados, de 2004.

Guimarães Rosa

Um autor que não poderia faltar na nossa lista é o grande escritor Guimarães Rosa. Um dos mais importantes escritores brasileiros, Guimarães criou o seu próprio estilo e foi membro da Academia Brasileira de Letras. Além disso, suas obras de maior destaque eram ambientadas no sertão nordestino, como em Grande Sertão: Veredas, por exemplo.

José Saramago

Por fim, trazemos um escritor português. José Saramago recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, então daí já é possível mensurar a importância de seu nome entre os autores lusófonos. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Nossa dica de leitura é um livro muito requisitado em vestibular: Ensaio Sobre a Cegueira, de 1995.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas.
Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.